Diz então  o estudo, "nas economias avançadas e na China, a população em idade ativa cairá para 59% do total em 2050, contra os atuais 67%", contexto no qual se prevê que "o crescimento do PIB 'per capita' diminua substancialmente, em mais de 0,5 pontos percentuais por ano em vários países, a menos que a produtividade e a participação no mercado de trabalho aumentem"….

Este absurdo anula, só pode os impatos da evolução tecnologica e da reinserçao das poupanças na economia para sustento dessa mesma velhice

Para estes “analistas” Portugal destaca-se ao "enfrentar um dos maiores desafios entre os países de todo o mundo", pois tem  uma taxa de natalidade de cerca de 1,5 filhos por mulher, abaixo do nível de reposição de 2,1, e "uma percentagem crescente da população na reforma".

E nada de explicar de onde vêm esses desastrosos dados como os salarios baixos os incentivos ao consumismo etc

Para eles, o impacto do envelhecimento da população "reduzirá em 0,6 pontos percentuais por ano o crescimento do PIB 'per capita' português nos próximos 25 anos", de acordo com esta análise, que estima também que o número de pessoas em idade ativa por reformado (a chamada "taxa de suporte") passará de 2,6 para 1,6 até 2050.

Claro se continuarmos com a ganancia no curto prazo a ser o dominante na economia em vez da sã distribuição da riqueza!

"Como referência, o crescimento anual nos últimos 25 anos foi de 1,1%, o que significa que o impacto demográfico poderá eliminar mais de metade desse crescimento", afirma o MGI.

A consultora deixa o alerta de que "sem reformas urgentes, as economias avançadas e emergentes enfrentarão um abrandamento do crescimento económico e uma pressão crescente sobre os sistemas de pensões e as finanças públicas".

Talvez se entenda agora o desinteresse de Trump pela Europa…