O sonho da retoma bideniana do fantasma russo/comunista/soviético se convenceu os da UE ( enfim a maioria) esboroou-se em menos de 24h mundo fora, e mesmo na UE ja abre feridas antigas e novas!
Nas antigas estão as guerras germano-húngaras-polacas com Orbán a cantar vitoria e Scholz a ver-se a ficar sem a liderança alemã e na Polónia a ver-se mais e mais o poder opusdeista que a fará perder, outra vez!
Nas novas está a possibilidade do reacender da livre concorrência ainda que fiscalmente taxada, mas já nao ideologicamente censurada à Biden/Leyen!
Foi o que a Bloomberg revelou noticiando que o governo do presidente Lula da Silva está a incentivar a competição no mercado de internet via satélite ao abrir as portas para a SpaceSail, uma fabricante de satélites com sede em Shanghai.
( Aconselhamos mesmo uma visita a Shanghai ..!)
O Brasil de Lula da Silva quer ampliar o acesso à internet em regiões remotas do Brasil e ao mesmo tempo desafiar a liderança da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, o amigo especial de Trump, no setor e tudo num complexo contexto negocial EUA/RPChina/Russia/ India/Brasil neste e em todos os setores de vanguarda!
E nao digam que o Brasil nada tem a ver com essa vanguarda pois por exemplo. o “seu etanol de cana-de-açúcar é considerado "o combustível alternativo mais bem-sucedido até o momento."(Sperling, Daniel and Deborah Gordon (2009). «4 Brazilian Cane Ethanol: A Policy Model.)
É certo que a SpaceSail ainda aguarda o aval das autoridades chinesas para iniciar os testes, mas caramba Brasil e RPChina sao BRICS!
“Estamos tentando avançar nessa parceria. Com Xi Jinping no Brasil, tentaremos tornar isso viável de alguma forma, na tentativa de conseguir que ele autorize”, declarou Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações, à Bloomberg enquanto cresce um ja histórico de tensões entre Elon Musk e o Brasil de Lula com a plataforma de mídia social X, de propriedade deste multimilionario , a ser alvo de bloqueios no Brasil e multas significativas por não cumprir ordens judiciais.
E de novo surge um conflito EUA / Brasil ja não à volta da Ucrânia mas sim do mercado das telecomunicações onde os EUA tudo têm feito para dominar
A Starlink, Musk enfim que detém cerca de 46% do mercado de internet via satélite no Brasil, vai ter de se preparar e de reagir à perspectiva de uma concorrência crescente.
A SpaceSail, embora ainda em desenvolvimento, lançou 36 satélites em órbita nos últimos meses e planeia aumentar esse número para mais de 600 até o final do próximo ano.
“Independentemente da questão que envolve o Starlink, é importante ter outra empresa para que haja concorrência, para que haja outra opção para os brasileiros”, afirmou o secretário.
O fortalecimento das relações com a China e o convite para que a SpaceSail utilize a base de Alcântara refletem um momento em que o Brasil busca posicionar-se de forma independente, balanceando os interesses estratégicos entre grandes potências.
Este cenário ganha ainda mais relevância com a iminente visita de Xi Jinping para a Cimeira do G20, que será realizada no Rio de Janeiro.
As implicações dessa abertura para a SpaceSail são amplas.
Além de incentivar a competição no setor de telecomunicações, a iniciativa pode atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento regional, dada a forte influencia do Brasil na America Latina
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações destacou em comunicado que o fomento a atividades comerciais relacionadas ao espaço é de grande interesse para o Brasil, trazendo não apenas recursos, mas também avanços para o programa espacial do país
Como vemos o conflito pode ser retomado ano por causa da Paz entre os eslavos ( Brasil e Trump nao conflituam por aí), mas porque via o Brasil a RPChina vai entrar no que desde o fim da II guerra é chamado do quintal dos EUA!
Mas iremos ter a continuidade da guerra económica à Biden/Leyen via sanções e censuras, sobretudo com a divida dos EUA de 35 triliões de dólares?
Dos quais os maiores detentores estrangeiros de títulos da divida do governo estadunidense , é de US$ 1,2 triliões.