Em Campinas vivi nestes dias temperaturas nos 43 graus e no Rio de Janeiro, as temperaturas rua chegaram aos 52 graus no sábado 19.11.23

Um aquecimento de 3 graus Celsius, levará dizem os cientistas que o mundo irá viver vários catástrofes e com possibilidade forte de não haver retorno , com o derretimento dos lençóis de gelo nos Polos e a seca da Floresta Amazônica e de Cabinda

Mas o que vemos é as elites, portuguesas e outras a olharem com desprezo para os atuais compromissos dos países com o objetivo de limitar as mudanças climáticas o que colocará o mundo a ficar mais quente e nos quase 3 graus Celsius neste século, de acordo com uma análise da ONU, publicada nesta segunda-feira, 20.11.

O relatório anual sobre a Lacuna de Emissões, que avalia os compromissos das nações no combate às mudanças climáticas comparados com a necessidade do planeta, voltou a insistir que o mundo terá entre 2,5 e 2,9 graus Celsius de aquecimento acima do período pré-industrial se os governos não acelerarem as ações em relação ao clima, o que teimam em não fazer !

Ora se houver um aquecimento de 3 graus Celsius, os cientistas insistem que o mundo tenderá a ultrapassar os vários pontos catastróficos sem retorno já referidos .

“As tendências atuais estão a levar o nosso planeta a um aumento de temperatura de 3°C“, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres. “A lacuna de emissões está mais como um desfiladeiro de emissões“.

Os líderes mundiais Irão reunir-se em breve em Dubai para o encontro anual de clima da ONU, a COP28, com o objetivo de manter viva a meta estabelecida no Acordo de Paris, de aumento de só 1,5 grau Celsius.

Só que este novo relatório da ONU traz poucas boas notícias pois as emissões de gás precisam cair 42% até 2030 para manter o aquecimento dentro do 1,5 grau definido no acordo e mesmo no cenário mais otimista, a possibilidade de atingir o objetivo é de apenas 14%.

As emissões de gás causadores do efeito estufa subiram 1,2% entre 2021 e 2022, para um recorde equivalente a 57,4 gigatoneladas de dióxido de carbono.

E no entanto os Jpvens da Climáximo continuam a ser maltratados, presos e ignorados, enquanto que os profissionais da saúde só se preocupam com o seu salário!

Joffre Justino

---