Estas cedências republicanas, para impedir que novos 28 de maio’s nascessem, geraram estes, no mínimo, portões larguíssimos para mesmo uns bastante poucos….
E pronto 50 anos depois do 25 de abril voilà !
O que resta dos reis vai, via um escritório de advogados, tomar de assalto (?) um dos penderulhicaros das joias republicanas, esta EDP que ao contrario do sucedido na França por cá mandou pouco, mas o suficiente!
Assim, António Lobo Xavier deixa a Morais Leitão ( “aquele” escritório de advogados que se apresenta “Leading law firm in Portugal, Angola, Cape Verde and Mozambique”…) …. para ser chairman da EDP e renuncia a ser advogado da dita Morais Leitão para cumprir “regras de governação sobre conflito de interesses. A Morais Leitão é um escritório que presta serviços jurídicos à EDP.”!
António Lobo Xavier é sócio da Morais Leitão desde 2006, para assumir o cargo de presidente do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da EDP.
Et voilà “ o advogado e conselheiro de Estado elimina qualquer tipo de conflito de interesses, à luz da lei e dos próprios estatutos da EDP, entre os serviços jurídicos prestados pela sociedade de advogados e as suas novas funções na elétrica.”, tudo bem fácil enfim!
Mas António Lobo Xavier é também vice-presidente não executivo do BPI, como é membro não executivo de outras quatro empresas, por exemplo a NOS!
E claro é ainda conselheiro de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa.
Muito ocupado este cidadão!
Segundo o site da EDP, a 13 de setembro de 2023, a China Three Gorges, controlada pelo Estado chinês, era a maior acionista da empresa, com 20,86% do capital, seguida ex aequo pela Oppodium Capital (detida em 55,9% pela espanhola Masaveu Internacional, com os restantes 44,1% a pertencerem ao Liberbank) e a norte-americana BlackRock, uma das maiores gestoras de ativos do mundo, com 6,82% cada.
Será que sao todos assim os amigos do PR ?
Este é corpo efetivo de dirigentes da AD? Aquele faz de conta mas empurra a ilegalização do aborto para que se saiba quem manda, pois Paulo Núncio em 1997 torna-se advogado fiscalista na Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados (Morais Leitão)!
Quem diria não é? … Mas sao imensos e muito compridos os braços da opusdei… até à AD?
Será?
Joffre Justino
---