"Não há motivos para que cidadãos brasileiros sejam algemados em voos de deportação. Fere a nossa soberania e a dignidade da pessoa humana, bases da nossa Constituição", afirmou o ministro em postagem nas redes sociais.
Messias elogiou a atuação do presidente Lula, do Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e da Polícia Federal no resgate de brasileiros deportados dos Estados Unidos.
Segundo ele, a decisão de proibir o uso de contenções humilhantes em situações de deportação demonstra o compromisso do governo com os direitos humanos e a dignidade dos cidadãos.
"Que o ciclo de desenvolvimento inaugurado em 2023 gere oportunidades para todos os brasileiros", completou o ministro.
Entretanto a FAB vai disponibilizar profissionais de saúde para acompanhamento dos deportados durante o trajeto até o destino final. "Uma aeronave KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT - Esquadrão Corsário), foi engajada, por solicitação do Governo Federal, para prestar apoio aéreo aos deportados, oriundos dos Estados Unidos da América, que aguardam o término do traslado em Manaus (AM)", explicou a FAB.
Voltamos a questionar- onde anda a CPLP e no governo português como na AR onde anda a Defesa dos Direitos Humanos?
Ou é medo de serem bloqueados como fui no facebook ?
E deixamo-vos tambem o protesto da presidenta do PT Brasil!
Fez muito bem o presidente
em determinar a retirada das algemas e correntes dos pés dos brasileiros deportados dos EUA que chegaram hj em Manaus. Não eram criminosos, pq as correntes?
O voo tinha destino para MG, mas por problemas operacionais parou em Manaus. Presidente Lula também determinou a FAB para fazer o resgate, recusando outro avião americano.
Essa é uma situação que vai se intensificar com Trump, que prometeu deportação em massa. E pensar que esses bolsonaristas festejam Trump, que quer humilhar nosso povo
E para terminar lembramos um bem velho ditado português- quem muito se agacha vê-se-lhe … ( terminamos aqui para nao ofender os pergaminhos do sr Zuckerberg! )