Zelensky disse que os soldados foram capturados na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, com documentos de identificação, incluindo cartões bancários que continham "dados pessoais".

Entretanto o presidente ucraniano Zelensky disse que a inteligência ucraniana sugere que o número de soldados chineses no exército russo é "muito maior que os dois" detidos

Assim, o ministro das Relações da Ucrânia, Andrii Sybiha, disse que as tropas chinesas a combaterem em território ucraniano "colocam em questão a posição declarada da China pela paz" e acrescentou que seu enviado em Kiev foi convocado para uma explicação.

Esta será a primeira alegação oficial de que a China está a fornecer militares  à Rússia para sua guerra na Ucrânia. Não houve resposta imediata às alegações de Moscovo ou Pequim.

Já o o Ministério da Defesa russo disse que as forças russas libertaram o assentamento de Guyevo na região de Kursk como parte de suas operações ofensivas e estas forças russas derrotaram formações de seis brigadas ucranianas perto de Gornal e Oleshnya nas últimas 24 horas.

Diz o ministerio da Defesa russo que os militares ucranianos perderam mais de 290 soldados além de um tanque, três veículos blindados de transporte de pessoal, quatro veículos blindados de combate, sete veículos motorizados, dois morteiros e quatro pontos de controle de drones.

E desde o início dos combates na região de Kursk o exército ucraniano perdeu mais de 72.760 soldados, 405 tanques, 331 veículos de combate de infantaria, 300 veículos blindados de transporte de pessoal, 2.260 veículos blindados de combate, 2.644 veículos motorizados, 595 sistemas de artilharia e 53 lançadores múltiplos de foguetes

O Segundo Tribunal Distrital Militar Ocidental condenou Alexander Kramarenko, Ruslan Fedosyev e Anatoly Savchuk, militares da 95ª Brigada de Assalto Aéreo Separada das Forças Armadas Ucranianas que participaram da captura dos assentamentos de Pogrebki e Malaya Loknya na região de Kursk, a penas de prisão que variam de 16 a 17 anos.

De acordo com os investigadores, Kramarenko, Fedoseyev e Savchuk, juntamente com outros membros de sua brigada, cruzaram a fronteira russa no distrito de Sudzhansky da região de Kursk em 26-27 de agosto de 2024.

Eles participaram de operações para cercar e manter os assentamentos de Pogrebki e Malaya Loknya cinco dias depois, eles foram capturados pelas forças russas.

Conforme  o veredito, os condenados passarão os primeiros cinco anos numa prisão comum, depois dos quais serão transferidos para uma colonia penal de alta segurança para cumprir o restante de suas penas.

A postagem foi acompanhada por um vídeo mostrando um dos supostos prisioneiros chineses algemado, falando mandarim e aparentemente descrevendo uma batalha recente.

"Temos informações a sugerir  que há muito mais cidadãos chineses nas unidades do ocupante do que apenas esses dois", disse ele

O ministério russo também disse que a Ucrânia atacou a infraestrutura de energia da Rússia seis vezes nas últimas 24 horas, apesar de uma moratória mutuamente acordada sobre ataques de energia e  informou que os ataques atingiram instalações de energia e subestações elétricas nas regiões russas de Rostov, Voronezh e Bryansk, bem como nas regiões ucranianas de Kherson e Donetsk, partes das quais Moscou controla.

Tropas russas tomaram o controle do assentamento de Katerynivka, na região oriental de Donetsk, na Ucrânia, segundob o Ministério da Defesa.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que “não estava feliz” com a Rússia por bombardear a Ucrânia “como um louco”. No entanto, ele também disse que Kiev e Moscou estavam “meio perto” de um acordo.

A vice-primeira-ministra ucraniana, Yulia Svyrydenko, disse que uma equipe de Kiev está programada para viajar a Washington esta semana para discutir um acordo que daria aos EUA acesso aos minerais de terras raras da Ucrânia