Política
19 Abril 2025 11:45
Do PREC lembramos a suspensão da AOC e do MRPP!
“SUSPENSÃO DO PDC DA AOC E DO MRPP
DECRETO N.° 137-E/75, DE 17 DE MARÇO
Considerando os poderes de intervenção directa atribuídos à Junta de Salvação Nacional pelas Leis Constitucionais n.0' 3/75 e 4/75, de 19 de Fevereiro e 13 de Março, respectivamente, para assegurar a regularidade do processo eleitoral;
Considerando que esses poderes foram transferidos para o Conselho da Revolução pela Lei Constitucional n.° 5/75, de 14 de Março;
Considerando que a actividade e comportamento de certos partidos políticos já legalizados ou inscritos se têm, em alguns casos, caracterizado pelo emprego da violência ou pelo incitamento e provocação ao seu uso, contribuindo para a perturbação da ordem pública, pelo desrespeito pelo Programa das Forças Armadas, com prejuízo para a própria disciplina das forças armadas;
Considerando que de entre eles se salientaram, pela sua acção perturbadora e antidemocrática, o Partido da Democracia Cristã (PDC), o Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (MRPP) e a Aliança Operária Camponesa (AOC).
Nos termos do disposto na Lei Constitucional n.° 5/75, de 14 de Março, o Conselho da Revolução decreta e eu promulgo o seguinte:
ARTIGO l.º
1. É suspensa a actividade política do Partido da Democracia Cristã, até à data das próximas eleições para a Assembleia Constituinte, às quais não poderá concorrer.
2. É suspensa a actividade política do Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado, até à data das próximas eleições para a Assembleia Constituinte, às quais não poderá concorrer.
3. É suspensa a actividade política da Aliança Operária Camponesa, até à data das próximas eleições para a Assembleia Constituinte, às quais não poderá concorrer.
ARTIGO 2.º
Durante o período de suspensão fixado para os partidos referidos no artigo anterior não lhes será permitida propaganda pública, incluindo a realização de comícios, podendo, entretanto, continuar a actividade das respectivas secretarias ou outras manifestações que não perturbem a ordem e tranquilidade públicas.
ARTIGO 3.°
As sanções aplicadas pelo presente decreto não impedem a continuação das investigações sobre a actividade dos partidos, incluindo a sua possível participação ou influência nas manobras contra revolucionárias que deram origem à contra-revolução de 11 de Março, nem que não lhes sejam movidas acções por intermédio do Ministério Público para aplicação do disposto no artigo 21.° do Decreto-Lei n.° 595/74, de 7 de Novembro.
ARTIGO 4.º
Este decreto entra imediatamente em vigor.
Visto e aprovado em Conselho da Revolução.
Promulgado em 17 de Março de 1975.
Publique-se.
O Presidente da República, Francisco da Costa Gomes.”
Joffre Justino
Diretor / Jornalista
Sim no arranque do PREC bem em cima do 11.03.75, foi um ato burguês e sovietista este de suspensao da AOC, Aliança Operario Camponesa e do MRPP, Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado e ainda por cima misturando-os com o fascista PDC !
Faz este ano 51 anos ( e um mês) que tal sucedeu e vale lembrar que em ambos partidos predominavam ex presos politicos, exilados politicos, militantes antifascistas e anti colonialistas sindicalistas e quadros clandestinos da luta contra o salazarento-caetanista regime!
A suspensao da AOC e do MRPP marca a eliminação da atividade politica legal de parte importante de duas gerações- uma ligada ao CML no exilio e outra ligada ao maoismo pós maio 68 - e sinceramente é uma mancha suja na Democracia Portuguesa e uma prova do populismo basista sovietista do PREC
Por mim é assunto encerrado, ainda que merecesse um pedido formal de desculpas do Estado Democrático aos militantes destes dois partidos!
Que claro nunca acontecerá pois as castas dominantes lusas das Esquerdas ou das Direitas “nunca erram”
Mas em nome do Julio Dias, do Saldanha Sanches dos ex cml-fap que compuseram a AOC e de todas e todos da EDE e dos CLAC/RPAC deixo esta homenagem aos que nunca deixaram de ver o 25 de Abril como um importante golpe de estado democratico mas burguês de onde nao sairia mais que uma Democracia burguesa ou no lado oposto uma impossivel ditadura sovietista que a acontecer geraria a III guerra mundial
Que Alvaro Cunhal nunca permitiu que acontecesse!
Entretanto, nós os da luta anti fascista e anti colonialista continuámos o combate pela Democracia ate hoje, nao temendo a verdade o que nos leva a criticar tanto Trump como Putin, como Leyen como Zelensky sem os confundir com os povos onde se situam!