‘A partir de hoje temos o Dia Nacional do Maracatu’, diz o Presidente Lula ao aprovar s Lei

O presidente Lula da Silva aprovou na terça-feira, 12 de novembro, a criação do Dia Nacional do Maracatu.  O mesmo será comemorado anualmente no 1º de agosto.

Uma das manifestações culturais mais populares e tradicionais do estado de Pernambuco, o maracatu envolve ritmo musical, dança e vestimentas.

“O dia de hoje muda, definitivamente, a compreensão e a visão que a gente tem dessa arte cultural do nosso povo brasileiro, que é o maracatu. Significa que o Estado tem que assumir a responsabilidade de fazer com que isso chegue aonde nunca chegou e que seja visto por quem nunca conseguiu ver” declsrou o presidente Lula!

“O dia de hoje muda, definitivamente, a compreensão e a visão que a gente tem dessa arte cultural do nosso povo brasileiro, que é o maracatu. Significa que o Estado tem que assumir a responsabilidade de fazer com que isso chegue aonde nunca chegou e que seja visto por quem nunca conseguiu ver”, realçou o presidente na cerimónia de aprovação do PL no Palácio do Planalto.

O PR Lula comprometeu o Governo Federal que assumirá o compromisso de transformar o 1º de agosto no Dia do Maracatu em todo o território nacional.

“Precisamos transformar o maracatu numa arte de conhecimento de todo o povo brasileiro”, afirmou.

Esta manifestação cultural é parte fundamental da identidade brasileira e reforça seu valor enquanto símbolo de resistência e preservação das tradições afro-brasileiras.

Existem dois tipos, conforme o "baque" ou batida: Maracatu Nação (Baque Virado) e Maracatu Rural (Baque Solto).

O primeiro, bastante comum na área metropolitana do Recife, é o mais antigo ritmo afro-brasileiro; e o segundo é característico da cidade de Nazaré da Mata (Zona da Mata Norte de Pernambuco).

Foi registrado como forma de expressão e patrimônio Culturaldo Brasil, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) -a par de manifestações como o marabaixo (Amapá), o carimbó(Pará), o tambor de crioula(Maranhão) e a arte kusiwa do povo indígena waiãpi (Amapá)

O registro mais antigo que se tem sobre o Maracatu Nação data de 1711, mas o ano de sua origem é incerto.

O que se sabe é que ele surgiu em Pernambuco e vem se transformando desde então.

Um dos maracatus mais antigos é o Maracatu Elefante, fundado em 15 de novembro de 1800 no Recife pelo escravo Manuel Santiago após sua insurreição contra a direção do Maracatu Brilhante.

https://x.com/LulaOficial/status/1856479404731273448