Camoes, Bocage, Fernando Pessoa, Ary dos Santos e por aí fora nao viviam e escreviam nas sacristias e sim nas imundas tascas e equivalentes!
Quando se deixa esses campos de atuação está-se a perder espaco de comunicação e hoje as redes sociais sao as tascas de antanho ondd o combate pelo futuro tem de ser feito!
Agora o coordenador da investigação do ISCTE, ouvido pela TSF, veio admitir que a desinformação proliferou nas legislativas e que "são os próprios agentes políticos a amplificar as mensagens que lhes convém, mesmo nos casos em que podem ser desinformativas", enfim na habitual guerra discursiva sem quartel tipica das velhas tascas onde ate nascia bom fado a despiaue!
Assim nestas eleições e nao pela primeira vez em Portugal houve interferência externa com anúncios nas redes sociais, nas legislativas e nas europeias.
Os investigadores do MediaLab (ISCTE) detetaram "anúncios pagos irregulares publicados no Facebook e no YouTube", nas legislativas de março, "que denegriam a imagem de políticos do PS e do PSD", de acordo com a análise publicada no site do Iberifier - Iberian Digital Media Observatory.
Em 1979 ou 1980 o CM dobrado de certa maneira dizia em garrafais letras AD!
Aquando das eleições do Ferro Rodrigues nao houve farmacia portuguesa que nao distribuisse às centenas um folheto anti Ferro Rodrigues
Com o Socrates corria nas redes sociais uma “noticia” brasileira anunciando a “homossexualidade” deste lider do PS !
"O trabalho de monitorização realizado pelos investigadores MediaLab, do ISCTE-IUL, acerca dos conteúdos políticos e da desinformação disseminados durante a campanha para as eleições legislativas de março de 2024 detetou anúncios pagos irregulares publicados nas plataformas Facebook e YouTube que denegriam a imagem de políticos do PS e PSD", lê-se no relatório agora publicado pelo Iberifier.
Em declarações à TSF, Gustavo Cardoso, o investigador do ISCTE que coordenou o trabalho, diz que os anúncios saíram naquelas plataformas digitais, mas os investigadores não conseguiram apurar se foram pagos por algum grupo ou partido político em Portugal.
Uma das mensagens, "exibida através do YouTube, mostrava primeiras páginas de jornais de forma descontextualizada, associando o atual e antigos líderes do Partido Socialista à corrupção", sendo que "o nome do canal que exibia o vídeo designava-se 'Bolsonaristas em Portugal'".
Os investigadores detetaram ainda "uma segunda publicidade política" no YouTube, "um anúncio com um nível de produção mais elevado e que criticava o PSD".
Neste caso, "o nome do canal que albergava o vídeo era 'Jovens por Portugal'".
A terceira publicidade irregular foi detetada no Facebook, "na forma de publicações patrocinadas da página 'Notícias Internacionais'", tendo como "alvo Luís Montenegro, líder do PSD, e Pedro Passos Coelho, antigo líder do PSD dos tempos da intervenção da troika em Portugal".
No total, as publicações (posts) "alcançaram cerca de dois milhões de contas, sendo que apenas uma das publicações alcançou mais de um milhão de contas", estimando-se que o "valor investido nesta operação de publicidade ilegal tenha sido de 12 mil euros em três dias e os anunciantes poderão ter alcançado cerca de 22% do eleitorado português em pleno período de campanha eleitoral".
Eis porque ecistimos online e nas redes sociais - para lá fazermos o combate democratico e das Esquerdas!
Mas quem vê tal?
Quem assina o www.estrategizando.pt ?
Quem faz no Estrategizando publicidade?