Esta descoberta representa o primeiro registro dessas espécies nesta região do planeta , o que reforça o potencial científico do país e estimula o desenvolvimento da pesquisa paleontológica .
A expedição foi realizada nas áreas de La Grita e Lobatera , onde já foram encontrados fósseis de espécies como Tachiraptor e Laquintasaura , considerados os primeiros dinossauros do norte da América do Sul, conforme explica o engenheiro de Geociências Rodolfo Sánchez .
Durante o anúncio oficial, o presidente Nicolás Maduro comemorou o avanço científico e declarou que “ a Venezuela fez grandes descobertas ao longo do tempo. Recentemente, a vice-presidente do Setor de Ciência, Tecnologia, Ecossocialismo e Saúde, Gabriela Jiménez, relatou uma grande descoberta em Táchira: ictiossauros. Com todo o cuidado e respeito, a Venezuela apresenta sua mais recente descoberta de um filhote que, na idade adulta, pode atingir até 25 metros, os chamados ancestrais dos golfinhos (...), uma grande descoberta científica para a ciência da paleontologia na Venezuela .”
A descoberta foi possível graças à colaboração entre pesquisadores do Ministério do Poder Popular para a Ciência e Tecnologia (Mincyt) , do Instituto Venezuelano de Pesquisas Científicas (IVIC) , da Fundacite Táchira e da Universidade Nacional Experimental Francisco de Miranda (Unefm) . Essas instituições estão a trabalhar juntas para reescrever a história paleontológica da Venezuela , de acordo com a vice-presidente Gabriela Jiménez .
O trabalho foi desenvolvido em conjunto com o Museu de Táchira , reconhecendo o alto valor científico dos sítios paleontológicos da região.
A esse respeito, Alberto Quintero, Vice-Ministro de Aplicação do Conhecimento Científico, afirmou que " a Venezuela está repleta de sítios paleontológicos de grande valor científico, não apenas no estado de Táchira, mas também em diversas outras regiões do país ".