Largas centenas  de deputados, militantes e simpatizantes da Unita concentraram-se no local para exigir liberdade de imprensa. 

A vigília “pela liberdade de imprensa e transparência eleitoral” foi uma iniciativa do grupo parlamentar da União Nacional para a Independência Total de Angola, no âmbito das celebrações do 08 de Maio, Dia do Deputado da UNITA.

Os deputados, militantes e simpatizantes do partido prestaram homenagem ao patrono dos deputados da UNITA, Raúl Danda, falecido a 8 de Maio de 2021, ex-locutor da RNA e tido como “um acérrimo defensor” das liberdades de expressão e de imprensa.

À vigília juntou-se o presidente do partido, Adalberto Costa Júnior, para quem Angola vive “tempos de retrocesso”

“Nós vivemos tempos em que há retrocesso aos valores cívicos, aos valores políticos, a valores adquiridos ao longo deste processo de paz. O que é comum é o evoluir do tempo trazer consolidação de conquistas no âmbito democrático. E o que nós estamos a constatar é a perda muito danosa de valores essenciais, das liberdades, da pluralidade. Hoje assistimos com uma grande preocupação ao que se passa na Assembleia Nacional. Vota-se contra a Constituição e isto é um perigo para a estabilidade para nós todos.

Portanto, este dia 8 de Maio é dedicado a Raúl Danda Roldana, um deputado ilustre e exemplar. No dia de hoje, vimos até cá, perto da Rádio Nacional, para protestarmos contra aquilo que tem sido uma violação permanente ao direito de informação e ao direito de ser informado. Nós não temos em Angola a pluralidade da comunicação. Quem vos fala é vítima permanente da censura por parte dos órgãos públicos.

01:08 (Adalberto Costa Júnior, presidente da Unita)

Trajados de camisolas brancas, velas acesas nas mãos e com cartazes com dizeres “defendemos a liberdade de imprensa”, “todos têm direito a tratamento igual”, “voto sim, com cartão de eleitor” e “exigimos dignidade para os jornalistas” os deputados deploraram o estado actual das liberdades no país.