Deus sendo  a fonte da verdade e manifesta um carácter amoroso

Deus repele o mal e todas as suas manifestações e é por isso o simbolo da crescente modernidade humana sempre travando batalhas contra que usurpa o seu nome para fazer retroceder a Humanidade.

Talvez a mais interessante explanação de tal vem-nos dos Bahaí que acentuam o papel dos Manifestantes de Deus, como segue,

“Através das eras, as capacidades espirituais, intelectuais e morais da humanidade foram cultivadas pelos fundadores das grandes religiões, entre eles, Abraão, Krishna, Zoroastro, Moisés, Buda, Jesus Cristo, Muhammad e – nos tempos mais recentes – o Báb e Bahá’u’lláh.

Essas figuras não são simplesmente pessoas comuns com um conhecimento maior que o dos outros. São, na verdade, Manifestantes de Deus, que exerceram uma influência incomparável na evolução da sociedade. Embora cada um dEles tenha tido uma individualidade distinta e uma missão definida, os Manifestantes de Deus compartilham todos um único propósito divinamente ordenado – o “treinamento das almas de todos os homens e o aperfeiçoamento do caráter de todos na Terra...””’ ( No que os Bahá’ís Acreditam Deus e Sua Criação )

Pois bem e segundo o meu neto que nos seus 11 anos é um expert nestes campos das redes sociais e ainda um atento às materias espirituais ensinadas sobretudo pela avó, anda por aí, e já nao so nas redes sociais,  uma nova seita fanatica o spawnismo.

Este termo spawnismo não é uma palavra formal em português, mas resulta  do  termo "spawn" que deriva do aparecimento de elementos em jogos eletrónicos, como personagens, inimigos ou itens, que surgem "do nada" numa zona específica do mapa!

Mas hoje o spawnismo é cada ves mais um perigoso culto envolvendo uma fanatica seita  surgida do jogo online Roblox e abusando dele, que se refere a uma plataforma online onde os utilizadores criam e compartilham experiências em mundos 3D, e também jogam jogos criados por outros utilizadores.

Um  personagem jogável  two Times no jogo Forsaken tinha um companheiro de nome azure e seguia  o culto  SPAWN ou spawnismo assim com uma adaga mata azure que o deus spawn lhe terá dado  uma segunda vida o que colocou todos os personagens jogáveis. Forsaken é uma dimensão que o Spectrum criou mas tudo lá não foi criado por ele e sim pelo builder man(David basukski o dono oficial da Roblox)

O spawnismo é  parte do historico  do jogo de terror Forsaken, que tambem contesta o spawnismo no qual existe um culto satírico que adora o símbolo de respawn do jogo, defendendo que ele possibilita uma segunda vida com poderes sobrenaturais.

Na verdade, a partir de maio de 2025, surgiram relatos de jovens a publicarem fotos de cortes do símbolo do spawn na pele, sinalizando envolvimento com o culto como algo literal  e é nosso dever denunciar que no Discord e outras plataformas começaram a surgir pseudo líderes autodenominados (“Chezble”, “Spawnfather”, “Chzbull”) que  recrutaam seguidores vulneráveis, incentivando rituais de automutilação e submissão emocional  .

Procuremos  aprofundar o tema recordando que o nome "Roblox" é uma combinação das palavras "robots" (robôs) e "blocks" (blocos), em inglês.

A plataforma permite que os utilizadores explorem mundos virtuais, joguem jogos, interajam com outros jogadores e criem seus próprios jogos usando a ferramenta Roblox Studio

É pois neste robloxiano ambiente que algumas comunidades online viram-se envolvidas neste fanatico  culto surgido  no jogo Roblox Forsaken ( forsaken : posto à margem) ainda aue vom a sua oposição que ja começa a surgir na vida real.

Segundo ex-participantes os crentes  seriam incentivados a se automutilarem com  o símbolo do spawn block (o bloco que representa o local onde os personagens nascem no jogo) na própria pele.

Por ora  a "religião do spawnismo" é de informação escassa vinda de comunidades de jogos sem fontes confiáveis ou academicas que documentem essa prática como uma religião mas é considerada sim uma seita ou culto perigoso.

Se você ou alguém que você conhece está envolvido ou foi influenciado por esse tipo de grupo, é importante procurar ajuda.

Existem organizações e profissionais que podem oferecer apoio e orientação.

No mês dd julho de 2025, nasceram multiplos esforços para travar  o spawnismo com desenvolvedores do Forsaken a publicarem declarações negando qualquer relação com o movimento, e plataformas como Roblox e Discord a banirem os servidores relacionados ao culto e tambem organizações como a “Anti‑Spawn Cult Federation” a nascerem para alertar, denunciar e desmontar as atividades do culto em jogos e redes sociais. Micro-nações também chegaram a proibir o culto oficialmente  .

Vale lembrsr que esta seita o spawnismo não tem história teológica, nem textos sagrados, nem prática religiosa organizada e se tornou perigoso por ser mal interpretado e manipulado por indivíduos maliciosos.

Assim é adequado chamar o spawnismo de culto tóxico ou movimento de internet tóxico, não uma religião formal ou espiritualidade com legado religioso.

https://vm.tiktok.com/ZGdajEDm3/ 

 

---

Desenho de Vitor Roldan Justino / copyct