Não houve vítimas, mas a derrocada obrigou a que pelo menos 30 pessoas fossem retiradasdas suas habitações.

Foram  evacuadas 17 frações de prédios localizados nas proximidades. O deslizamento afetou a Rua Duarte Pacheco Pereira, uma das muitas artérias da cidade da Costa da Caparica onde estão construídos prédios e moradias a poucos metros das arribas que contam dezenas de metros de altura.

Esta foi a terceira derrocada na arriba fóssil devido às tempestades que assolaram o País nas últimas semanas, e segue-se a episódios ocorridos noutros anos, mesmo no verão, com a queda de pedras, algumas de grande dimensões.

O deslizamento de terras que ontem soterrou três casas aconteceu pela 01h15.

A Arriba Fóssil é o resultado  de uma sucessão de estratos de rochas sedimentares, dos mais importantes da Europa Ocidental cuja origem remonta ao período Pliocénico, datado de há cerca de 10 milhões de anos.

Entao o mar chegava até à base da arriba, mas ao longo dos tempos foi recuando devido ao movimento das placas tectónicas da crosta terrestre e pela ação do terramoto de 1755, que deu origem à planície litoral em que predominam as dunas.

Como elas ameaçavam avançar para o interior, em direção aos terrenos agrícolas, no séc. XVIII o rei D. João V mandou semear a Mata dos Medos, que assim foi designada não por se tratar de um local perigoso, mas porque médão ou medo, também significa duna.