Num mundo em transformação, os cardeais enfrentam tensões internas, pressões geopolíticas e o desafio de manter a relevância do catolicismo — entre a herança de Francisco e as ambições conservadoras.
O que debatem os cardeais
Não vou por em causa o anseio catolico de Deus, ou o Espirito Santo iluminar os cardeais na eleição do papa!
É certo que garantidamente nem sempre foi assim vidé a familia Borgia e a sua desbunda sexual mas tal nao impede que outras eleições houve!
Olhemos para o hoje!
O vaticanismo perde influência nas ultimas decadas em boa parte por estar demasiado ligado aos poderosos e aos prazeres do mundo!
O papa Francisco, o papa “negro” por ser jesuita foi um importante mesmo que limitado ponto de viragem que gerou de imediato forte clivagem com a opusdei e demais conservadores!
Neste conclave a luta nao será de pouca monta com os conservadores a tudo fazerem em espurias aliancas se necessario for para travar o caminho de mudanca de Francisco!
Ainda assim aqui no Estrategizando nao enjeitamos uma cisao com a extrema direita vaticanista
De qualquer forma o que nos parece mais natural é o surgimento de um papa que faça crescer o vaticanismo na Asia muito provavelmente sem confrontar a RPChina
60% da população mundial concentra-se em 4 grandes religioes - muçulmanos sunitas, catolicos vaticanistas, hinduistas e budistas como abaixo sendo certo que a que mais se adequa aos dias de hoje é a bahaí nascida e perseguida no Irao e espalhada mundo fora desde o meados do seculo XIX
- Muçulmanos sunitas (20% da humanidade), ou seja, perto de 1,5 bilhão de seguidores.
- Católicos ocidentais e orientais somam todos 1,390 bilhão de fieis, ou seja, 59% dos cristãos e representam 17,37% da humanidade (dados da Santa Sé FIDES 2021 e Anuário Pontifício 2024).
- Hinduístas somam 1,1 bilhão de membros, ou seja, 15% da humanidade.
- Budistas (7,1% da população mundial), ou seja, 525 milhões de adeptos.
- Protestantes: 500 milhões de membros, 6,7% da população mundial e, 22% dos cristãos em mais de 300 grandes confissões e cerca de 20 mil pequenas igrejas autóctones particularmente na África e América Latina. Das igrejas pentecostais contamos 150 milhões, metodistas 70 milhões, luteranos 65 milhões e reformados 30 milhões, Congregacionais três milhões. Há ainda valdenses (45 mil), morávios (800 mil) e dezenas de igrejas livres com 250 milhões de membros. (dados compilados do WCC)
- Religiões tradicionais africanas, asiáticas e americanas – RTA (6% da pop. mundial), somando 400 milhões de adeptos.
- Ortodoxos 300 milhões, ou 4% da população mundial, em 15 Igrejas ou acefalias, somando 13,6% dos cristãos.
- Xiitas muçulmanos são estimados em 170 milhões, um décimo de todos os muçulmanos. São a maioria no Irã, Iraque, Bahrein, Azerbaijão e Iêmen.
- Anglicanos 85 milhões em igrejas autônomas com o primaz de Canterbury na Inglaterra, articulados por três ramos internos na Comunhão anglicana: High Church, Low Church e Broad Church.
- Grupos autônomos somam 3% dos cristãos, entre eles Mórmons com 10 milhões, Ciência Cristã e Testemunhas de Jeová (14 milhões), adventistas de sétimo dia com 12 milhões. Há também Batistas (35 milhões), Exército da Salvação (4 milhões), Amigos do Homem (110 mil), Quakers (500 mil), Menonitas (1,5 milhão), Milenaristas, Ciência Crista (1,5 milhão) Armênios gregorianos (5 milhões), Arminianos (40 mil), vetero-católicos (90 mil), nestorianos (170 mil) e mandeanos no Iraque e Irã (31 mil). Na República Democrática do Congo há a denominação kimbanguista com quatro milhões de simpatizantes.
- Novas religiões orientais do Japão, Coreia do Sul e China (0,8% da população mundial). Particularmente destacamos a Perfect Liberty, Messiânica, Tenrikio, Seicho-no-ie, Caodaistas, Seita Moon (850 mil) e grupos budistas sincréticos.
- Judeus (0,2%), ou seja, de 14 a 20 milhões de membros.
- Sikhs – 16 milhões essencialmente presentes na India e Grã-Bretanha.
- 10 milhões de muçulmanos de diversas denominações: Karijitas (1,1 milhão), drusos (500 mil), yezidis (450 mil), sufis, alaouitas ou nusayris (1 milhão), ahmadis ou qakiyanis, com 4,5 milhões.
- Seguidores da Fé Bahaí são estimados em 7,3 milhões em 2010 espalhados em 218 países e regioes do planeta.
- Espiritismo kardecista com cinco milhões de seguidores, na maioria brasileiros/as.
- Samaritanos presentes em Holon, Israel e Naplouse, na Cisjordania somam 500 pessoas.