“Fica então convocado o plenário para o dia 25 de abril”, afirmou o vice-presidente Rodrigo Saraiva, que conduzia os trabalhos na altura….num consenso de reunião da conferência de líderes parlamentares - a primeira desde que a Assembleia da República foi dissolvida pelo PR
De acordo com o porta-voz da conferência de líderes, o deputado social-democrata Jorge Paulo Oliveira, estando a Assembleia da República dissolvida, é necessário que a Comissão Permanente delibere para que o Parlamento se reúna em plenário.
O deputado Jorge Paulo Oliveira referiu então que a proposta tinha sido feita aos partidos pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, tendo sido aprovada por unanimidade.
Este deputado PSD lembrou que o presidente do Parlamento invocou três razões para manter a sessão no Parlamento: "a solenidade da própria data em si", o facto de este ano se assinalarem os 50 anos das primeiras eleições livres no país, para a Assembleia Constituinte, e, por último, "para sinalizar a maturidade democrática do nosso regime".
E quanto ao fim do Imperio e ao atrasado surgimento da CPLP nada!
Ouvido o Movimento CPLP com Cidadania este lamenta que Portugal nem tenha aprendido com a Commonwealth e nao olhe para a reestruturação global e a ascensão de alternativas à Lingua Portuguesa na CPLP!
Ficar no dia 25 de Abril dd 2025 pelo assinalar o cinquentenário das primeiras eleições livres no país, para a Assembleia Constituinte, que elaborou, posteriormente, a Constituição de 1976 é mesmo limitativo face à Historia da Comunidade de Lingua Portuguesa