O filme explora o projeto “Transformando o Meio Ambiente” da FUNDAEC, que se baseia no programa Preparação para a Ação Social (PSA) da organização.

O projeto mobilizou mais de 1.500 participantes em 170 comunidades, plantando mais de 22.500 árvores desde meados de 2022 e firmando parcerias com outras 45 organizações, incluindo instituições educacionais e governamentais.

Ao contrário dos esforços convencionais de plantio em larga escala, a iniciativa enfatiza a gestão da natureza a longo prazo. Os participantes são incentivados a assumir um compromisso pessoal de cuidar de cada árvore ao longo dos anos, encarando o projeto como mais do que apenas um exercício de plantio.

Leslie Stewart, diretora de centros especiais da FUNDAEC, descreveu a abordagem como o cultivo de “uma conexão mais profunda, espiritual e sustentável com a terra”.

O projeto surge do reconhecimento de que o país enfrenta vulnerabilidade climática. De acordo com a Terceira Comunicação Nacional sobre Mudanças Climáticas da Colômbia, todas as regiões enfrentam riscos climáticos que afetam a segurança alimentar. Ao integrar árvores frutíferas e de nozes às hortas, o projeto combate a degradação dos ecossistemas e, ao mesmo tempo, diversifica as fontes locais de alimentos.

Roberto Nahuel, coordenador do projeto, observou: “Em muitas regiões da Colômbia — e ao redor do mundo — estamos testemunhando uma perda da vocação agrícola, um declínio no valor atribuído ao plantio”.

O Sr. Nahuel acrescentou: “Este projeto inspirou muitas pessoas e famílias a se reconectarem com a terra, a redescobrirem a alegria de plantar, de criar uma horta novamente”.

Semeando a Vida demonstra o poder da abordagem do projeto. Em Córdoba e Sucre, o projeto estabeleceu viveiros que agora são administrados por famílias, com cada viveiro produzindo cerca de 1.500 árvores anualmente.

Muitas comunidades estão respondendo plantando diversas espécies de árvores — árvores frutíferas e de nozes para nutrição, variedades nativas para preservação da biodiversidade e árvores culturalmente significativas que estão sendo restauradas após décadas de domínio da monocultura.

Uma plataforma digital acompanha o crescimento de cada árvore, permitindo a tomada de decisões baseadas em evidências, ao mesmo tempo em que aplica conhecimento científico sobre regeneração do solo e fertilizantes orgânicos.

O Sr. Nahuel explicou que princípios como o serviço à sociedade, a unidade da humanidade, a nobreza inerente a cada pessoa e o conceito de desenvolvimento material e espiritual fazem parte da estrutura conceitual compartilhada entre os participantes.

“Esses princípios iluminam os esforços dos participantes e são colocados em prática como uma forma de ajudar a construir uma sociedade material e espiritualmente próspera”, disse ele.

Além dos benefícios ambientais, o projeto fortaleceu as relações intergeracionais e fomentou uma cultura de compartilhamento de conhecimento. As comunidades se empoderaram para moldar seu próprio desenvolvimento, o que fortaleceu o senso de propósito coletivo em bairros e vilas.

A FUNDAEC (Fundación para la Aplicación y Enseñanza de la Ciencia) — uma organização de inspiração bahá'í que comemora seu 50º aniversário — foi fundada na Colômbia em 1974 e se dedica a desenvolver a capacidade das pessoas de contribuírem para o bem-estar de suas sociedades.

“Nos últimos 50 anos, a vida de três gerações de pessoas foi impactada pelos programas da FUNDAEC”, disse Bita Correa, diretora executiva da organização.

A Dra. Correa acrescentou: “O verdadeiro impacto é cumulativo e profundamente interligado, onde um programa reforça o outro, criando um efeito profundo e exponencial que é belo de testemunhar, embora difícil de capturar completamente.”

 

https://youtu.be/cAcsFoy1CvI