Durante esta missão, será investigads a existência e distribuição de gelo nas crateras da Lua.

Esse gelo pode ser essencial no futuro para gerar oxigênio, fabricar combustível para foguetes e dar suporte a missões espaciais de longo prazo. 

CNSA Watcher

@CNSAWatcher

Chang'e 7 mission will explore the lunar south pole to search for water ice in deep caves, aiming to conduct on-site surveys after landing.

 

https://x.com/CNSAWatcher/status/1886328047684460966 

 

Para confirmar a presença de gelo, a sonda é equipada com um analisador de moléculas de água que explorará centenas de quilômetros ao redor do polo sul do satélite natural e com o seu sistema de propulsão de foguete, a nave será capaz de viajar dezenas de quilômetros em um único salto, permitindo-lhe investigar terrenos acidentados e crateras profundas que são inacessíveis aos veículos lunares convencionais pulando e rastejando, se necessário.

Tang Yuhua, vice-projetista chefe da missão, disse: "A sonda de pesquisa Chang'e 7 consiste em quatro componentes: um módulo orbital e de pouso, um veículo lunar e uma sonda de salto equipada com um analisador de moléculas de água. A sonda saltitante fará pelo menos três voos, enquanto as sondas tradicionais pousam apenas uma vez.”

Este lançamento poderá reduzir significativamente o custo e o tempo necessários para transportar água da Terra, facilitando assim o estabelecimento de uma base humana para atividades de longo prazo na Lua e permitindo uma maior exploração de Marte e do espaço profundo.

O projetista da espaçonave também enfatizou que ela pode pousar com segurança em diversas superfícies graças ao seu sistema de pernas flexíveis que imitam a estrutura dos membros humanos.

A missão faz parte do programa de exploração lunar da China, conhecido como Chang'e, em homenagem à heroína dos antigos mitos chineses, que inclui várias etapas, como orbitar o satélite da Terra, pousar na Lua e retornar à Terra.

---

Foto de destaque: imagem criada por IA