Charlie Kirk dizia-se cristao, daqueles cristãos que defendem a doutrina da "guerra justa" que permite o uso da força em circunstâncias especificas, como a legítima defesa, ainda que  exija que a guerra seja sempre o último recurso, que a causa seja justa, a intenção seja a paz, e que se observem regras estritas para minimizar danos a civis.

Agendemos que o lider catolico, o papa Francisco, tambem como Charlie Kirk tambem cristão, pôs em causa  este conceito de  "guerra justa", pois que a única causa justa é a paz, e que a hodierna capacidade de destruição das armas modernas tornou a aplicação dessa doutrina obsoleta. 

De onde vem este por Charlie Kirk usado conceito?

Ele vem do pensamento romano e teve como defendores  pensadores cristãos como Santo Agostinho e, posteriormente, por Sao Tomás de Aquino, que estabeleceram os critérios para sua aplicação que sao,

  1. Causa Justa (jus ad bellum): Defesa: sera uma reação a uma agressão, como no caso da legítima defesa. 

Propósito: O objetivo da guerra será atingir a paz, não a vingança ou a ganância. 
Último Recurso: A guerra deve ser o último meio para resolver um conflito e apenas quando todas as outras vias pacíficas foram esgotadas. 
Assim deve usar
Métodos Justos (jus in bello) como ,

    • Proporcionalidade: A força utilizada não deve ser maior do que o mal que se quer remediar. 
    • Discriminação: Os combatentes devem distinguir claramente entre combatentes e não combatentes, protegendo os civis. 
    • Intenção Pura: O uso da força deve visar um fim moralmente aceitável e não apenas o benefício de alguns. 

Para quem se lembra dos metais raros e o grande resort de Gaza ou os ataques a Donbass pós acordos de Minsk perceberá o como estas guerras que cercam a UE nada têm de “justas” 

E muito menos tem Charlie Kirk!

Pois Charlie Kirk, segundo um estudo da Brookings Institution, de  fevereiro de 2023, no seu podcast existiam  a segunda maior proporção de declarações falsas, enganosas e infundadas entre 36 603 episódios produzidos por 79 podcasters políticos proeminentes.

Porque Charlie Kirk era um ativista pró violencia  e pro uso de armas que com Bill Montgomery, cofundou a Turning Point USA (TPUSA) em 2012, onde era diretor-executivo como  era diretor executivo da Turning Point Action, da Turning Point Academy e da Turning Point Faith, presidente da Turning Point Endowment, membro do Conselho de Política Nacional, e foi diretor executivo da Turning Point Action (TPAction) e membro do Council for National Policy, CNP.

Enquanto CEO da TPUSA, Kirk lançou campanhas como a Professor Watchlist e a School Board Watchlist, em busca de professores que contestavam os estritos 6 mil anos de vida da Terra e o facto Adão e Eva enquanto primeiros humanas para os afastsr do Ensino.

Entretanto nessas campanhas virou bilionário arrecadando milhões de dolares em doações vindas de fanaticos pseudo cristãos .

Por isso ( para os milhoes.. !) em  2019, Kirk fundou a Turning Point Action, um braço de defesa política, e mais tarde formou a Turning Point Faith, com o objetivo de mobilizar comunidades religiosas em questões conservadoras.

Ele promoveu intensamente publicamente causas conservadoras e alinhadas com Trump, bem como desinformações sobre a COVID-19 r críticas à teoria crítica da raça e ao consenso científico sobre as mudanças climáticas. Kirk também defendia o porte e uso de armas.

Aliás, Charlie Kirk era proprietário de armas e defensor dos direitos relacionados ao porte de armas. Assim face  ao massacre de Parkland, em fevereiro de 2018, ele discursou pela Associação Nacional de Rifle (NRA) em Parkland, Flórida defendendo a posse e uso de armas defendendo que armas, guardas armados e detectores de metal poderiam ser usados para prevenir tiroteios em escolas e campus universitários.

Num evento da Turning Point USArealizado em 5 de abril de 2023, em Salt Lake City, Utah, Kirk afirmou:

"Você nunca viverá em uma sociedade em que haja cidadãos armados e, ao mesmo tempo, não haja nenhuma morte por arma de fogo. Isso é um absurdo. É besteira. Mas eu... acredito que vale a pena arcar com o custo de, infelizmente, algumas mortes por armas de fogo todos os anos, para que possamos ter a Segunda Emenda protegendo nossos outros direitos concedidos por Deus. Esse é um acordo prudente. É racional."

Os direitos vale lembrar sao conquistas humanas as mais das vezes contestadas pelos tais homens das igrejas!

Para  Kirk as mortes por armas de fogo são um custo infeliz, mas aceitável, para preservar os direitos garantidos pela Segunda Emenda, comparando-as às fatalidades  em acidentes de automóveis.

Estas  declarações ocorreram uma semana depois  do ataque a uma escola em Nashville, em 2023, que deixou em terra seis crianças mortas.

A  10 de setembro de 2025, estando Chatlie Kirk no palco da Universidade do Vale de Utah, em Orem, Utah, para um evento da TPUSA chamado "The American Comeback Tour", Kirk foi fatalmente baleado no pescoço. O tiro ocorreu por volta das 12h20 (horário padrão da montanha), 20 minutos após o início do evento, perante uma plateia de cerca de 3.000 pessoas.

Antes de ser atingido, Kirk estava a discutir sobre tiroteios em massa.

Um estudante perguntou: "Você sabe quantos atiradores em massa houve na América nos últimos 10 anos?", e as últimas palavras de Kirk antes de ser baleado foram sua resposta: "Contando ou não a violência de gangues?"

Charlie Kirk bebeu do veneno que anos fora destilou  em nome de um cristianismo anti Jesus Cristo e recordamos perante  a prisão de Jesus, quando Pedro empunha uma espada para defendê-Lo, é  Jesus que o repreende, e diz, "Guarda a tua espada de volta na bainha" (João 18:11) e "Todos os que pegam na espada perecerão pela espada" (Mateus 26:52).

Para nós, mesmo sendo lamentável a morte de Charlie Kirk, que so será usada em favor dos fascistas, a verdade é que quem com ferro mata, ( enfim acha natural que se mate), com ferro morre.

Charlie Kirk nao merecia tal fim? Nao mas provocou-o!

Quem nao merece a morte sao as e os Jovens russos, ucranianos e do Donbass mortos nesta guerra eslava ou os mortos em Gaza quer por terras raras quer por resorts absurdos!