Podcast: Cátedra Bahá’í examina condições essenciais para uma paz duradoura

No último episódio de podcast do Bahá'í World News Service, Hoda Mahmoudi - titular da Cátedra Bahá'í para a Paz Mundial na Universidade de Maryland - discute a abordagem distinta da Cátedra para promover o diálogo e a compreensão e sua pesquisa com programas sobre construção da paz e desenvolvimento.
A Cátedra Bahá’í, criada em 1993, surgiu de uma colaboração entre estudiosos que procuravam explorar novas perspectivas para alcançar a paz mundial. Mahmoudi explica que a abordagem do Presidente vê a paz não apenas como a ausência de guerra, mas como a presença de condições que permitem o florescimento do potencial humano.

“A paz é muito mais do que a eliminação da guerra”, diz o Dr. Mahmoudi. “O que nos interessa é como remover as barreiras à paz.”

Ela explica que isto requer examinar questões sociais profundamente enraizadas que impedem o surgimento de uma sociedade verdadeiramente pacífica.

A Cátedra centra-se em cinco temas que considera essenciais para remover barreiras à paz: racismo estrutural e as causas profundas do preconceito; natureza humana; o empoderamento das mulheres como essencial para a paz; governação e liderança globais; e degradação ambiental.

“A nossa crença é que se houver preconceito numa determinada sociedade, não teremos uma sociedade pacífica”, explica o Dr. Mahmoudi. “Vemos todas as formas de preconceito – racial, de género, religioso, económico, político... Quais são as barreiras? Por que não podemos eliminar esses preconceitos?”

Ela acrescenta: “Definir a paz na perspectiva do Presidente seria dizer que queremos olhar para o planeta inteiro... cada ser humano... e todas as nações deste planeta fazem parte da nossa visão para a paz.”

Mahmoudi falou sobre o trabalho educacional da Cátedra e como ela cria ambientes onde os alunos se envolvem profundamente com esses tópicos desafiadores.

Num seminário chamado “O Problema do Preconceito”, os alunos exploram como as suas próprias experiências se conectam a padrões sociais mais amplos

Queremos que eles aprendam com as experiências uns dos outros”, explica ela. “Criar uma cultura de paz significa que cada indivíduo tem de internalizar ensinamentos morais e espirituais sobre como eliminamos o racismo, como eliminamos o sexismo.

“Pode ser difícil, as questões podem ser difíceis, mas podemos ter uma conversa honesta e madura sobre todas estas questões sem maior fragmentação.”

A contribuição distintiva da Cátedra reside na integração de princípios espirituais e morais com a pesquisa acadêmica. “A Cátedra Bahá’í é ligeiramente diferente de muitas outras”, observa o Dr.

“Queremos sempre que uma estrutura moral esteja na vanguarda de tudo o que discutimos. Mas também, uma abordagem integrativa – queremos os indivíduos envolvidos, queremos as instituições envolvidas e queremos... as nações... envolvidas.”

Através da sua investigação, publicações e programas educacionais, a Cátedra continua a promover o diálogo e a compreensão sobre os pré-requisitos para uma paz duradoura, contribuindo para um corpo crescente de conhecimento sobre como a humanidade pode avançar em direção a um futuro mais pacífico.