De Alcoentre ninguém sai bem na fotografia

Desde o ministro anterior que nao atendeu aos riscos da falta de pessoal nas prisões e à errada filosofia prisional ao juiz que juntou presos de alto risco como se fossem pasteis de nata aos responsáveis prisionais que deixaram andar a situação á atual ministra que nao olhou para as prioridades como deveria ninguem sai bem na foto!

E pior ouvimos agora o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional afirmar que não houve nenhuma medida implementada no terreno desde a fuga dos cinco prisioneiros da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre.

Este dirigente sindical Frederico Morais disse à TSF denunciou que, ao contrário do dito pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, não estão a ser tomadas novas medidas.

“Não há alteração nenhuma de nada", reforça Frederico Morais, e acentua que têm estado em contacto com os guardas do estabelecimento prisional classificando como "vergonha" toda a situação da fuga dos cinco prisioneiros.

"Estamos ansiosos para ver o que a líder do Ministério da Justiça vai fazer com uma situação tão dramática e tão caricata e vergonhosa para o país, que foi permitida por falta de investimento nos serviços prisionais", defende e à ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, exige o anúncio da exoneração do Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais algo "inevitável".

“Se a ministra não o fizer, irá sentir o afastamento do corpo da guarda prisional do Ministério da Justiça porque é inevitável. Nós temos um líder que não nos consegue defender, que não dirigiu uma palavra até agora ao corpo da guarda prisional mais de 50 horas depois. Precisamos de ter alguém que olhe por nós", remata Frederico Morais e nós a ficarmos com a ideia de assistirmos a uma dança das cadeiras do poder!

O Presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional critica o silêncio do Governo.

Nota do editor

Para continuarmos a garantir que a verdade seja o nosso norte e que o jornalismo fraterno e solidário prevaleça, convidamo-lo a assinar o Estrategizando. Num momento em que questões tão graves como a gestão prisional em Alcoentre nos mostram o impacto da falta de transparência e de responsabilidade nos nossos serviços públicos, é essencial que possamos contar com um jornalismo independente e comprometido com o bem comum.
Junte-se a nós nesta missão de informar com rigor e responsabilidade, fortalecendo a voz de quem exige justiça e mudanças reais.
Joffre Justino