O barco moliceiro como se sabe é uma embarcação tradicional de madeira, da regiao de Aveiro. originalmente concebida para a colheita de plantas aquáticas, uma importante atividade económica para a comunidade local.

Construídos em madeira de pinho, estes barcos seguem técnicas de construção naval consagradas pelo tempo, transmitidas de geração em geração.

Os construtores navais utilizam uma ferramenta especial chamada "pau-de-pontos" para garantir medidas precisas na construção.

Cada barco moliceiro é também decorado com quatro painéis pintados com desenhos e legendas que, muitas vezes, transmitem uma mensagem humorística ou significativa. Atualmente, a principal utilização dos barcos moliceiros é para passeios turísticos pelos canais.

Os construtores navais trabalham principalmente sozinhos, embora às vezes recebam ajuda de familiares, aprendizes ou outros proprietários de barcos.

Depois de construída a embarcação, os pintores dão os toques finais, incluindo os painéis decorativos e o emblema do construtor naval.

O conhecimento da construção naval moliceira é transmitido oralmente dentro das famílias e estaleiros.

Nos últimos anos, foram criados cursos profissionais para ensinar o ofício, mas nenhum dos participantes está atualmente em atividade.

Espaços e eventos culturais, como as regatas de moliceiro e os concursos de painéis, ajudam a manter a importância cultural da embarcação, fomentando o orgulho e a união da comunidade.

(https://ich.unesco.org/en/USL/moliceiro-boat-naval-carpentry-art-of-the-aveiro-region-02332)