“O secretariado do ensino superior dirige-se a sociedade angolana em geral para dizer que o assassinato do professor Dr. Laurindo é um indicador do quanto o professor angolano não é valorizado, não tem segurança e não é protegido”, refere o sindicalista.
Perez diz, por outro lado, que “o assassinato merece a condenação de toda sociedade”, e exige da Polícia Nacional um esclarecimento, por entender que, “não é o primeiro professor a ser assassinado em Angola” e termina dizendo que, “considera o malogrado Laurindo Vieira um professor ímpar na sociedade angolana”.
O reitor da Universidade Gregório Semedo morreu ontem após ser baleado quando saía de um banco no Lar do Patriota.
Também com profunda pesar se expressaram os membros da Political Economy Southern Africa (PESA), “apresentamos as nossas mais sentidas condolências pelo trágico assassinato do Prof.
O falecimento prematuro do Prof. Laurindo Vieira deixou uma marca indelével não só na comunidade académica mas em toda a região da África Austral.
Como líder, o Prof. Vieira desempenhou um papel fundamental na formação do panorama académico da Universidade Gregório Semedo, transformando-a numa instituição de prestígio conhecida pela sua dedicação ao conhecimento, à inovação e ao progresso social.
A morte do Prof. Laurindo Vieira é uma perda profunda para toda a comunidade académica e intelectual da África Austral.
Neste momento difícil, nossos pensamentos e orações estão com os familiares, amigos, colegas e alunos do Prof. Dr. Laurindo Vieira.
Ao homenagear o legado do Prof. Vieira, vamos renovar nosso compromisso com os princípios que ele defende, garantindo que sua visão para a educação, divulgação de conhecimento e desenvolvimento comunitário continue a florescer.
Que o Prof. Laurindo Vieira descanse em paz eterna.
Natural da Província do Uíge (Dange-Quitexe), doutorado em sociologia da educação, Laurindo Vieira começou por ser docente no ISCED de Luanda, foi Director do Instituto Superior de Serviço Social e mais recentemente foi nomeado Reitor da Universidade Gregório Semedo de Luanda.
Ultimamente era ainda comentarista na TV Zimbo para questões de ordem social e cultural.
Ironicamente, Laurindo Vieira, ele próprio comentava sobre “como combater a criminalidade, causas, consequências e soluções”.
Com 60 anos de idade, foi cobardemente assassinado por bandidos armados, em plena luz do dia, no Bairro Patriota – Luanda.
Como anda mal a segurança angolana, com forças da ordem mais preocupadas em reprimir os opositores ao regime do MPLA !