No entanto,  este  procurador-geral do Kansas, Kris Kobach, espera que Trump tome medidas que irão desencadear um desafio legal sobre o estatuto de cidadania até das crianças nascidas nos EUA de imigrantes que vivem ilegalmente no país.

Ele também espera que Trump incentive as autoridades locais e estaduais a ajudar nos esforços para prender e deter migrantes.

Note-se que este Kobach tem sido durante duas décadas um dos advogados mais influentes no movimento republicano para restringir a imigração ilegal e é um verdadeiro militante de longa data de Trump e será  um aliado importante, na politica de expulsão de imigrantes no contexto de uma  cooperação estadual e local para cumprir a promessa de Trump de realizar a maior operação de deportação da história dos EUA.

Este  Kobach está em contato regular com a equipe de Trump, incluindo Tom Homan, a escolha de Trump para czar da fronteira, e Stephen Miller, novo vice-chefe de gabinete da Casa Branca para política.

À Associated Press ele foi dizendo  que apenas uma parte desses migrantes teria de ser deportada para que o esforço tivesse sucesso pois havendo um grande esforço de fiscalização em andamento, muitas pessoas sairão por conta própria porque não querem ser presos.

Para estes ultra direitistas as  decisões serao tomadas a partir das que envolvem o menor risco para as e os estadunidenses

Serao milhares os portugueses ilegais nos EUA, como os angolanos, brasileiros, cabo verdianos, paquistaneses, nepaleses etc e ao que parece o fim desta desregulamentada globalização vai comecar pelo seu campo mais fragil - o da Livre Circulação das Pessoas!

Com o dito ocidente a fechar-se ao chamado Sul Global que entretanto se reorganiza via os BRICS.