A ex-primeira-ministra Heather Humphreys é uma das candidatas presidenciais do Fine Gael, o partido conservador, democrata cristao, sendo ela apoiada por 38 dos 59 membros do seu grupo parlamentar. A sua campanha contará com 30 diretores de campanha.
No entanto Sean Kelly o eurodeputado Sean Kelly, também confirmou que vai procurar a nomeação do Fine Gael para concorrer à presidência.
O Fianna Fáil que atualmente, governa o país em coligação com o Fine Gael e o Partido Verde com Micheál Martin, líder do Fianna Fáil a liderar o País não apresenta um candidato presidencial desde 1997, quando a sua candidata, Mary McAleese, liderou as pesquisas, e o partido ainda está indeciso se participará da disputa deste ano.
Após a desistência da Sra. McGuinness, o Ministro da Justiça, Jim O'Callaghan, afirmou que o seu partido decidirá se apresentará um candidato – ou permitirá que os vereadores apoiem um candidato independente – no final do mês ou no início de setembro.
Caso o Fianna Fáil apresente um candidato, nomes ligados ao partido incluem os ex-deputados Peter Power e Mary Hanafin.
A Sra. Hanafin declarou publicamente que adoraria a oportunidade de concorrer à presidência como candidata do Fianna Fáil e que conversou com o Sr. Martin sobre seu desejo de concorrer.
Tambem dois atuais eurodeputados do Fianna Fáil foram mencionados - Billy Kelleher e Cynthia Ní Mhurchú e ha também o ex-líder do SDLP, Colum Eastwood, que afirmou estar a pensar em entrar na disputa e seria considerado um potencial candidato pelo Fianna Fáil.
No entanto, o Taoiseach e o líder do partido, Micheál Martin, jogaram água fria em qualquer sugestão desse tipo, exprimindo surpresa ao ouvir o nome do Sr. Eastwood associado ao seu partido e alegando desconhecer qualquer envolvimento com o deputado de Foyle.
Mas vejamos mais candidatos alem dos que poderão sair dos dois maiores partidos da coligação governativa,
A deputada independente por Galway West, Catherine Connolly, é atualmente a favorita nas casas de apostas para se tornar a próxima Presidente da Irlanda com um odds de 13/8 na casa Star Sports, o que lhe dá uma probabilidade implícita de 38,1% de vencer.
No mês passado, o Partido Trabalhista, o Labour irlandes. concordou formalmente em apoiar a campanha da Sra. Connolly, afirmando que, embora tenha tido "diferenças" com o Partido Trabalhista, acredita que ela seja a candidata "de esquerda".
A Sra. Connolly criticou o Partido Trabalhista durante o governo do partido e certa vez afirmou que o partido havia "perdido a alma".
Muitos outros nomes circularam na Câmara de Leinster, incluindo os jogadores de futebol Niall Quinn e Packie Bonner, bem como a ex-ministra da Justiça Máire Geoghegan-Quinn.
O Sinn Féin está mantendo suas cartas em segredo. O partido tem os números eleitorais necessários para nomear o seu próprio candidato, e o advogado de Belfast e deputado John Finucane tem sido apontado como um possível concorrente.
O antigo líder Gerry Adams também poderá ser considerado pelo partido.
O empresário Gareth Sheridan afirmou que tem o apoio dos conselhos do condado de Tipperary e Laois, enquanto procura garantir uma nomeação para entrar na corrida presidencial.
O chefe da empresa farmacêutica Nutriband, que lançou oficialmente a sua campanha em Dublin, mostrou-se confiante de que poderá ser proposto e secundado por seis autoridades locais (embora tenha nomeado apenas as duas acima referidas).
Disse à RTÉ, no programa News at One, que se candidata à presidência para dar voz aos jovens na Irlanda, que, segundo ele, “estão completamente afastados da vida política”.
“Quero ser um representante de todos”, acrescentou o empresário de 35 anos, natural de Terenure, em Dublin.
Um partido que provavelmente não apoiará a nomeação de Catherine Connolly é o Aontú, cujo líder, Peadar Tóibín, falou com dois potenciais candidatos – bem como com outros membros do Oireachtas – numa tentativa de construir consenso em torno de um candidato alternativo.
Avisou que havia o risco de uma parte da população não ver os seus valores refletidos caso a disputa fosse apenas entre Connolly e McGuinness – algo que agora sabemos que não irá acontecer.
O Sr. Tóibín disse que falou com o eurodeputado do Independent Ireland, Ciaran Mullooly, mas não está a sugerir o antigo funcionário da RTÉ como candidato.
O líder do Partido Verde, Roderic O’Gorman, reuniu-se com a Sra. Connolly para discutir o apoio à sua candidatura.
O comité executivo do partido analisou a proposta e está a consultar os seus membros, esperando tomar uma decisão ainda este mês.
O Dr. Tony Holohan, antigo Diretor-Geral da Saúde, também esteve a ponderar a sua candidatura. A sua situação poderia ter mudado após a retirada de Mairead McGuinness da corrida.
Sabe-se que o empresário Declan Ganley também poderá vir a candidatar-se.
Ganley, que fundou o partido Libertas (de curta duração) em 2009, tem procurado ativamente apoio de vários deputados e senadores independentes.
Outro nome associado à presidência é o Dr. Mike Ryan, da Organização Mundial da Saúde.
O empresário e ex-dançarino Michael Flatley não excluiu a hipótese de concorrer, embora não tenha feito comentários durante uma aparição numa exposição sobre o cancro em Dublin.
O coreógrafo dos espetáculos Riverdance e Lord of the Dance disse que foi abordado por várias pessoas sobre uma possível candidatura e que está a levar isso “a sério”.
Peter Casey, que concorreu em 2018, já manifestou interesse em voltar a concorrer.
Provavelmente teria de contar com o apoio das autoridades locais, o que seria difícil, pois estas estão sob o controlo dos três principais partidos.
O ex-lutador de MMA Conor McGregor tem falado sobre a presidência há meses, mas ainda não anunciou oficialmente a intenção de concorrer.
Um artigo do Sunday Times indicou que McGregor estaria a ponderar um desafio legal às regras de elegibilidade para as eleições presidenciais.po
É claro que outras candidaturas poderão ainda surgir nas próximas semanas