Feito para dar continuidade a uma reflexao que vai alem dos tais 50 anos das Independências das ex colonias pois a Independência do Brasil foi a 1822 e a da Guiné Bissau foi a 1973!

E a reflexao que conta tem a ver com uma critica séria, profunda, radical, ao salszarentismo da lusa Direita e do fascio cheganismo que ontem foi feita por Alberto Neto ex candidato Presidencial em Angola, Eugenio Monteiro Ferreira historiador angolano e Joffre Justino!

Na realidade, do nosso ponto de vista, e seguindo Darcy Ribeiro,  houve um Imperio, nao capital industrialista, mas sim mercantilista, nao lucrativista mas sim teocratico ( mesmo que claro o lucro tambem contasse… e muito ), que se suicidou!

Como aconteceu depois com a URSS …

E tal quando ( opiniao pessoal de Joffre Justino) o papa Paulo VI retirou ao luso imperio a sua componente teocratica - a 1 de julho de 1970, há 55 anos - recebendo os lideres de 3 dos movimentos de libertacao, PAIGC, Amilcar Cabral, MPLA, Agistnho Neto, e FRELIMO, Marcelino dos Santos e colocando os 3 paises ao nivel do Portugal salazarento!

Em consequência quase 4 anos depois a elite intermedia das lusas forças armadas, revoltava-se contra o fascismo e colocava-o no caixote do lixo da Historia!

Sem antes termos vivido os assassinatos de Mondlane da FRELIMO e de Amilcar Cabral do PAIGC em gestos inuteis e que impediram outras evoluções nas mesmas Independências!

As Independências foram desastrosas na sequencia de falhadas Descolonizacoes, pois entendeu-se ssguindo a ONU e a OUA que bastava expulsar os ditos colonos…

E foram expulsos mais de 600 mil  ditos portugueses, brancos, mulatos e negros, das ex colonias, sob obvia pressão estadunidense e sovietica..

Em proximos artigos apresentaremos as principais intervenções em especial as dos Oradores convidados!

( Nota: este texto reflete predominantemente as opiniões de Joffre Justino, diretor do Estrategizando)