O 11 de Novembro a que não tive direito…

Neste11 de Novembro de 2024 faz não 50 mas 49 anos que Angola se assumiu independente, para desgosto dos CDS’s, IL’s, parte significativa dos PSD’s e ate de uns poucos PS’s, PCP’s e quiçá BE’s!

( os cheganos não contam nesta historia pois foram os papás e avós deles que arranjaram toda a embrulhada dos 13 estupidos anos de guerra colonial e este parágrafo basta para os mostrar culpados ponto final e …!)

As leituras de textos e livros colonialistas mostram a arrogância e falta de visão estratégica do salazarento e cia, tal como a leitura dos textos e livros dos democratas e das lusas esquerdas mostram o como houve um pensamento moderno, que foi travado primeiro pela ditadura, a seguir pela lentidão dos militares em perceberem que “The Times They Are A-Changin'” ( 13 anos foram anos a mais …) e finalmente pelos ganciodos interesses tanto das grandes como das medias potencias qual matilha de cães famintos sobre um leao caído.

Ja o escrevemos e muito debatemos ( em especial com Eugenio Monteiro Ferreira e Vitor Nogueira) sobre a questão colonial e muito em particular sobre o caso Angolano!

A realidade histórica é simples e temida por todos - se na Guiné Bissau o desastre do poder colonial foi total, se em Moçambique o empate para a derrota a prazo do colonialismo português era visível, em Angola os 3 movimentos de libertação estavam em 1974 derrotados militarmente, mas a visao de uma Angola Independente estava espalhada por todos os que nela viviam, desejada por quase todos e a expectativa era uma Angola em lógica de segundo Brasil, o verdadeiro referencial desta sonhada Angola!

Esta hipótese, no entanto, tinha sido politicamente derrotada no seio do regime e das FFAA portuguesas em 1961, com a derrota da abrilada de Botelho Moniz e de Costa Gomes.

A Historia dificilmente se repete e quando se repete, ou é uma comedia ou uma tragédia!

No caso Angolano foi uma tragédia !

No balancear da relação de forças EUA/URSS o poder tinha ficado do lado soviético no pós derrota estadunidense no Vietnam, que escolheu um dos 3 MPLA’s então existentes, ainda estudou a possibilidade de incluir uma das 3 facções da UNITA, anulou a possibilidade da presença lusa com o pôr um ponto final ao MDA, Movimento Democrático Angolano, e arrasou a histórica e primeira força nacionalista a surgir a UPNA/UPA/FNLA, para neo colonizar Angola !

E definitivamente aceitou trocar Vasco Gonçalves pela ponte aerea sovieto-estadunidense para a seguir entregar o que restava do luso império aos EUA ( em troca formal ou informal de permitir que os petroleos angolano-estadunidenses fossem entregues à estadunifense origem a partir de 1979!)

Não querendo veleidades revolucionárias no estratégico campo ( de recursos e de movimentos militares) Angolano o 25 de novembro de 1975 português foi acompanhado pelo 27.05.77 Angolano ficando claro contas por saldar atrasadas com o suicídio da URSS em 1989/91!

Colocado “de castigo” em Portugal não estive felizmente, e ate 1992, ano em que passei uma semana numa prisão sovietista, e depois, entre 2021/4 alvo da repressão mplista mas ja “à partido republicano dos EUA”, proibido de ser remunerado, de trabalhar até, de ter conta bancaria, de ser socio de empresas e cooperativas, etc…

Mas nada disso se pode comparar com o sofrido pelos presos políticos em Angola por serem do MPLA/ Revolta Ativa, ou do MPLA/Revolta de Leste, ou do MPLA/ Nito Alves, ou claro da UNITA e da FNLA ( por um curto tempo) !

Sim, o 25.11.75 foi resolvido a 11.11.75 e num conluio EUA/URSS / CEE ! … sem menosprezo pelos que lutaram pelos valores que defendiam mas que só foram peões do xadrez inter potencias !

Joffre Justino

 

 

 

 


Come gather 'round people
Wherever you roam
And admit that the waters
Around you have grown
And accept it that soon
You'll be drenched to the bone
If your time to you is worth savin'
And you better start swimmin'
Or you'll sink like a stone
For the times they are a-changin'
Come writers and critics
Who prophesize with your pen
And keep your eyes wide
The chance won't come again
And don't speak too soon
For the wheel's still in spin
And there's no tellin' who
That it's namin'
For the loser now
Will be later to win
For the times they are a-changin'
Come senators, congressmen
Please heed the call
Don't stand in the doorway
Don't block up the hall
For he that gets hurt
Will be he who has stalled
The battle outside ragin'
Will soon shake your windows
And rattle your walls
For the times they are a-changin'
Come mothers and fathers
Throughout the land
And don't criticize
What you can't understand
Your sons and your daughters
Are beyond your command
Your old road is rapidly agin'
Please get out of the new one
If you can't lend your hand
For the times they are a-changin'
The line it is drawn
The curse it is cast
The slow one now
Will later be fast
As the present now
Will later be past
The order is rapidly fadin'
And the first one now
Will later be last
For the times they are a-changin'

https://youtu.be/90WD_ats6eE?si=z68NZPGH9lKiXw9f