A 36.ª edição do Amadora BD já tem data marcada e promete ser uma das mais vibrantes de sempre. De 23 de outubro a 2 de novembro, a cidade da Amadora volta a afirmar-se como a capital portuguesa da banda desenhada, abrindo portas à criatividade, à diversidade artística e à celebração dos grandes nomes e marcos da 9.ª arte, tanto nacionais como internacionais.

O festival ocupará três espaços emblemáticos – o Parque da Liberdade, a Galeria Municipal Artur Bual e a Bedeteca da Amadora – com um total de 14 exposições. Destacam-se as mostras individuais dedicadas a nomes como Paco Roca, Luis Louro, Fábio Moon & Gabriel Bá, e as comemorações de datas redondas de figuras icónicas como os 150 anos de Zé Povinho, os 85 de Spirit, os 75 de Peanuts e os 65 da Liga da Justiça.

A representação feminina ganha igualmente destaque com obras recentes das autoras Cy, Bea Lema e Zeina Abirached.A Galeria Municipal Artur Bual acolherá retrospetivas dos artistas Alice Geirinhas e Diniz Conefrey, enquanto a Bedeteca da Amadora exibirá o álbum “Amor”, de Filipa Beleza, vencedor do Prémio Revelação 2024.

O cartaz da edição deste ano foi assinado por Jorge Coelho, vencedor do Prémio de Melhor Obra de Autor Português em 2024, reforçando o papel dos criadores como protagonistas do evento.Iniciativas e Inovação em 2025Entre as novidades está a extensão das sessões de autógrafos às sextas-feiras (18h–20h) e a criação da Hora da BD, com descontos até 15% em livros de segunda a quinta-feira no mesmo horário.

Estas iniciativas terão lugar no Núcleo Central, agora com 2.100 m² dedicados à exposição, zona comercial com 14 editoras, e uma Gaming Arena com experiências imersivas e cosplay.Incentivo aos Jovens e à Criatividade Escolar.

O Festival continua a apostar nos concursos criativos com o Concurso Municipal de BD da Amadora, dirigido às escolas, sob o tema “Sorri, és um Super-Herói!”, e o Concurso de BD da Amadora, voltado para jovens autores, com o tema “O Humor na Banda Desenhada”. As inscrições já estão abertas.

A edição de 2025 culminará com a aguardada cerimónia dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA), onde será atribuído um prémio de €5.000 à melhor obra de autor português.

As inscrições serão anunciadas em breve.Um Festival de Todos e para TodosCriado em 1990 pela Câmara Municipal da Amadora, o Amadora BD consolidou-se como o mais relevante festival de banda desenhada em Portugal, reunindo autores, editores, leitores e colecionadores num espaço de criação, crítica e celebração artística.

O evento é uma montra da vitalidade da BD nacional e internacional, bem como um espaço educativo e intergeracional que aposta no talento emergente.

📲 Acompanhe todas as atualizações nas redes sociais oficiais:

•Facebook Amadora BD

•Instagram Amadora BD

🖋 Para saber mais sobre a programação completa, exposições e bilhetes, visite o site da Câmara Municipal da Amadora.