O flâneur de Odette Boudet não é mero observador passivo, mas um viajante atento cuja jornada é um gesto sutil e significativo. O desafio para o espectador é abraçar esta postura andante, transformando-se num peregrino urbano para quem cada passo é uma descoberta e cada instante, uma oportunidade de encontrar o raro e o incomum.
A artista brasileira, radicada no Porto há sete anos, tem exposto regularmente em espaços culturais em Portugal, na Espanha e, no Brasil, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Odette, com formação em cinema, se utiliza de mídias diversas, como vídeo, pintura, escultura e outras, para abordar de forma pessoal temas como as migrações, os refugiados, as fronteiras e a transitoriedade da realidade líquida do mundo contemporâneo. As pinturas da artista, em pequenos e grandes formatos, se inspiram e se apropriam de enquadramentos e sequências de filmes, tratadas cuidadosamente em paletas ousadas e bem pessoais.
Não perca a oportunidade de mergulhar no universo artístico de Odette Boudet e de se tornar com a artista, mesmo que apenas pela duração de uma visita ao seu mundo, uma "Alma Peregrina".
“Alma Peregrina” tem curadoria de Alê Griot e faz parte do Circuitos’ 25, iniciativa da Galeria Municipal do Porto, o que reforça sua relevância no panorama cultural da cidade. Fica em cartaz até 20 de outubro, com visitas por agendamento, nos horários:
Agendamento em @odetteboudet e odetteboudet@gmail.com
O local da exposição é o Ateliê Odette Boudet, espaço de criação focado em pintura e vídeo, localizado na Rua Júlio Dinis, 247 - Loja 95, Piso 2, no Porto.