Diga adeus às batatas fritas com sabor: a UE definiu um prazo para que sejam retiradas dos supermercados

O problema é o aromatizante que está presente em outros produtos.

Assim, as batatas com sabor de presunto e churrasco têm os dias contados pela nova legislação da União Europeia, pelo menos tal como as conhecemos até agora.

Esta medida foi aprovada há dois meses pelos 27 Estados-membro da União Europeia (UE) e entrará em vigor no final da primavera de 2025.

Isto é explicado pelo site de gastronomia Directo al paladar , que aponta que o problema reside no aroma artificial indicado como aroma de fumo presente nas batatas.

Estes aromas artificiais apresentam riscos de genotoxicidade que podem causar uma série de doenças e condições, incluindo alguns tipos de cancro.

A genotoxicidade é a capacidade de uma substância química danificar o material genético das células.

As alterações ou mutações na informação genética contida numa célula podem aumentar o risco de desenvolver doenças como o cancro e doenças hereditárias”, sublinha Wim Mennes, da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA).

Atualmente, os elementos prejudiciais aparecem descritos na composição dos alimentos apenas como “intensificadores de sabor”. A lista de substâncias interditas inclui o Zesti Smoke Código 10 (SF-002), o FumoKomp (SF-009), o Concentrado de fumo 809045 (SF-003), o ProFagus Smoke R709 (SF-008) e o SmokEz Enviro-23 (SF-006). Há ainda o ProFagus Smoke R714 (SF-001) e o Scansmoke SEF7525 (SF-004).

Os fabricantes têm cinco anos para retirar essas batatas do mercado e substituí-las por outras que não contenham este ingrediente para conseguir o sabor defumado.

Estes aromas artificiais também estão presentes noutros produtos, como molhos barbecue, salsichas, queijos e até peixes , e os regulamentos da UE afectarão um bom número de produtos relativamente comuns nas prateleiras dos supermercados.

Joffre Justino 

---

Foto de destaque: IA