“Não sei, estou preocupado, e comecei este ano muito preocupado… Tenho muito medo de que este país esteja a fazer desaparecer tantas liberdades”, declarou Luna, que questionou abertamente as ameaças dos EUA contra países como o México, a Colômbia, Cuba, a Gronelândia e a Venezuela .
A estrela de E a Tua Mãe Também afirmou que por trás destas posições internacionais não existem motivações humanitárias, mas sim interesses económicos.
“Não acredito que por trás de nenhuma dessas ações ou ameaças haja algo além de interesses econômicos. Que fique claro, isso não tem nada a ver com liberdade ou com o bem das nações, dos povos, das comunidades”, afirmou o artista, enfatizando que o atual cenário geopolítico representa “um momento muito perigoso ” .
Luna também condenou as operações em larga escala do ICE, referindo-se especificamente à operação de imigração de 7 de janeiro em Minnesota , onde um agente atirou no veículo da cidadã americana Renee Nicole Good , matando-a. “O que aconteceu em Minnesota é apenas mais um exemplo da brutalidade que uma comunidade está sofrendo aqui. O medo que tantas pessoas estão a viver hoje nos Estados Unidos… O que está acontecendo é muito sério”, disse ele.
Na segunda-feira, 12 de janeiro, o estado de Minnesota, juntamente com as cidades gêmeas de Minneapolis e Saint Paul, entrou com uma ação judicial federal contra o governo Trumpdevido às operações do ICE denominadas "Metro Surge" .
Segundo a Secretária Adjunta de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, mais de 2.000 prisões foram efetuadas desde dezembro . No entanto, os queixosos argumentam que essas ações “parecem ter como objetivo incitar a raiva da comunidade, semear o medo e causar sofrimento emocional ”, acusando o governo de agir com fins políticos
https://x.com/teleSURtv/status/2011550749864706360?s=20