Trata-se do relatório da auditoria pedida pelo anterior ministro das Finanças, Fernando Medina, que denuncia um processo de claro contorno do código das sociedades comerciais que impede uma empresa de conceder empréstimos ou fundos a um terceiro para que este compre ações da empresa.
A IGF sublinha que os 226 milhões de dólares de capitalização da TAP pela Atlantic Gateway de Neeleman, “coincide com o valor da penalização assumida pela TAP, SA”, no caso da transportadora aérea não cumprir “os acordos de aquisição das 53 aeronaves (A320 e A330)”.
Isto “evidencia uma possível relação de causalidade entre a aquisição das aeronaves e a capitalização da TAP, SGPS e os contratos celebrados entre a TAP, SA e a Airbus”. Até por causa da proximidade das datas de celebração de contratosacrescenta o relatório, “12 e 13 de novembro de 2015, o que suscita a existência de uma relação de causalidade entre a aquisição das ações da TAP, SGPS pela Atlantic Gateway, a respetiva capitalização e as obrigações assumidas pela TAP, SA, nos contratos celebrados com a AIRBUS”.
A IL vai claro dizer a ilegalidade está na lei e que Pinto Luz e Neeleman geriram somente um negocio em “livre” concorrência…!
Recordemos que em novembro de 2015, a Parpública enviou a vários bancos uma carta conforto, responsabilizando-se pelas dívidas da companhia vendida ao consórcio de David Neeleman.
Flete, flete, insiste, insiste, eis o modelo de gestao da coisa publica por este PSD que se dedica a delapidar o que é nosso e não dele!
Enfim … como raio é que o ministro é ministro depois das ilegalidades cometidas e para gerir o mesmo negocio?
Nota do Editor
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