A chuva será muito abundante em toda o país dados os ventos intensos do quadrante Sul provocados pela depressão Garoe.

Até à meia-noite de quinta-feira, 23.01, a depressão Garoe poderá provocar mais de 100 mm de precipitação acumulada em  zonas de Portugal continental.

As regiões que a chuva mais beneficiará serão quase todos os distritos que compõem o Norte e o Centro (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco), onde se chegam a observar anomalias que estão fora da escala dos mapas, ao ultrapassarem os 90 mm acima da média climatológica de referência.

Nos distrito de Bragança, Leiria, Lisboa, Setúbal e Santarém e nas regiões do Alentejo e Algarve os desvios previstos são igualmente impressionantes: entre 60 e 90 mm acima da média para o período.

Até a quarta-feira, 22.01 inclusive, a chuva associada a Garoe será persistente em toda a unidade territorial do Continente.

Assim a precipitação poderá ultrapassar os 100 mm nos distritos situados a oeste da Barreira de Condensação (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e setores ocidentais de Vila Real e Viseu), alguns distritos do litoral Centro (Leiria) e interior Centro (Castelo Branco e Guarda), grande parte do Sotavento Algarvio (Faro).

Além da chuva abundante, a depressão Garoe também provocará vento intenso, com rajadas de até 75-80 km/h, em especial na quarta-feira, 22.01.

Destaque-se ainda a cidade de Portalegre e povoações adjacentes que, situadas a oeste da serra de São Mamede, poderão ver os ventos ábregos embater na barreira montanhosa e despejar precipitação abundante de até 100/120 mm acumulados nos próximos dias.

Nas primeiras horas de segunda-feira. 20.01, poderá nevar acima dos 800 metros de altitude nas serras mais interiores do extremo norte (no Alto Minho, Terras do Barroso e Nordeste Transmontano) e acima dos 1400 metros de altitude na Serra da Estrela.

Poderá por vezes ocorrer trovoada localizada nalgumas zonas do país ao longo dos próximos três dias, estando ainda previsto uma forte agitação marítima em toda a faixa costeira do nosso país.