A frase de Einstein sublinha a importância da ação e da responsabilidade coletiva na luta contra o mal e a injustiça e Einstein testemunhou acontecimentos históricos significativos que influenciaram seu pensamento, como a ascensão do nazismo e as atrocidades da Segunda Guerra Mundial.
Einstein supera o ato de ser um espectador passivo afirmando o seu papel de agente ativo de mudança mostrando como a indiferença e a inacção são tão prejudiciais como os actos de maldade, pois possibilitam que as injustiças persistam.
Forçando-nos a entender a nossa responsabilidade moral, ele avança que cada indivíduo tenha um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa deixando de sermos meros espectadores, para nos envolvermos e agirmos contra as injustiças que testemunhamos.
Neste hodierno mundo mundo pejado como nunca de problemas globais ou regionais que se globalizam como as alterações climáticas, a desigualdade social e as violações dos direitos humanos esta afirmação de Einstein empurra-nos para a necessidade de refletirmos sobre papel de cada um de nós na sociedade e claro para agirmos com responsabilidade e ética.
Ao fazê-lo, estará a garantir o acesso a análises profundas, perspectivas inovadoras e propostas concretas que o ajudarão a transformar as suas ideias em ações.
Seja parte desta comunidade comprometida com a construção de um mundo mais justo e ético.
Subscreva e atue connosco—o momento de fazer a diferença é agora.
Joffre Justino