"Depois de mais de 20 dias de incêndios rurais, um Conselho de Ministros extraordinário aprovou, hoje '45 medidas'.

O primeiro-ministro destacou, entre as primeiras, o reforço dos cuidados de saúde nas zonas afetadas, incluindo a 'dispensa de taxas moderadoras'", e Marta  Temido, que liderou a pasta quando António Costa era primeiro ministro  afirmou,

"Confesso que estremeci ao ouvir. As taxas moderadoras já não existem no SNS (salvo urgências não referenciadas) desde maio de 2022. Em momentos tão difíceis para tantas famílias, era importante que a comunicação fosse rigorosa e clara - as pessoas merecem confiança e verdade."

Entretanto na conferencia espetaculo pimba de Viseu o sr Montenegro em vez de pedir desculpa pelo desleixo, irresponsabilidade e incompetência sua e do seu govermo veio dizer, "Se, em algum momento, foi criada alguma perceção de que esse acompanhamento não era tão próximo, intenso e profundo, só posso lamentar que isso tenha acontecido, porque sinto até injustiça dessa imputação. Mas reconheço que possa também ter contribuído para que isso possa ter acontecido. Não me custa dizê-lo porque tenho a consciência de que cumpri todas as responsabilidades com os meus colegas de Governo, mas que aqui ou ali é preciso que esse cumprimento tenha também uma perceção mais concreta por parte das pessoas", admitiu.