O Centro de Análise da China do Asia Society Policy Institute lançou o site interativo Global Public Opinion on China (GPOC).

Este é um recurso único que consolida quase 2.500 resultados de pesquisas de mais de 160 países em seis continentes — o maior banco de dados de seu tipo.

Esta plataforma visualiza as visões internacionais sobre  China e acompanha  a sua influência económica, política, social e ambiental a crescer em todo o mundo.

O projeto GPOC pretende  incentivar os debates e orientar a tomada de decisões informadas sobre questões relacionadas com a China.

A opinião sobre a China já é um factor de  formulação de políticas a nível nacional em muitos países escreve

Desde os debates eleitorais no Quénia centrados nas infra-estruturas e nas práticas laborais chinesas, às revoltas locais contra a mudança do reconhecimento diplomático das Ilhas Salomão de Taipei para Pequim, aos protestos dos apoiantes da junta de Myanmar, as opiniões públicas vão  a moldando as escolhas dos decisores políticos sobre o seu envolvimento com a China.

 O site apresenta artigos analíticos que revelam os dados do projeto GPOC.

No “Impacto da COVID na imagem global da China”, Chubb conclui que as sondagens sugerem que as opiniões internacionais sobre a China diminuíram como resultado da sua resposta à pandemia da COVID-19.

No entanto, isso não é verdade em todos os aspectos pois no Sudeste Asiático, há sinais de que a pandemia pode ter, em última análise, ajudado a imagem da China.

No geral, 2020-21 coincidiu com um aumento temporário na apoio , talvez devido às medidas de controlo bem-sucedidas da China, à diplomacia das máscaras e à distribuição de vacinas.

Embora o projecto GPOC confirme que, no conjunto, os cidadãos de todo o Sul Global têm uma visão mais positiva da China, os dados indicam que há excepções.

No Médio Oriente e no Norte de África, as opiniões positivas e negativas sobre a China mantiveram-se praticamente equilibradas durante a maior parte da década de 2010, mas a imagem da China melhorou a partir de 2018.