Últimas noticias: Ucrânia perdeu o controle de mais de 40% dos territórios na região fronteiriça de Kursk, na Rússia.

Assim parece que se esvai a tentativa de um ataque iniciafo con sucesso em agosto, segundo a Reuters, e uma fonte do Estado-Maior Ucraniano.

"No máximo, controlávamos cerca de 1.376 quilômetros quadrados, agora, é claro, esse território é menor", disse a fonte. "Agora controlamos aproximadamente 800 quilômetros quadrados."

Ao que se diz nos EUA eles e a Rússia não pedirão a opinião de Vladimir Zelensky se decidirem negociar, diz o ex-primeiro-ministro da Ucrânia (2010-2014) Nikolay Azarov.

O ex-primeiro-ministro acredita que o "plano de vitoria" de Zelensky apresentado anteriormente não passa de um golpe de relações públicas.

"Quando os dois principais parceiros - neste caso, os dois principais adversários, os Estados Unidos e a Rússia - decidem concordar com algo, ninguém vai perguntar a ele [Zelensky ] o que ele pensa. Elon Musk disse melhor quando afirmou que ele [Zelensky] tem um ótimo senso de humor, […] se ele acha que não pode ser compelido [a sentar-se à mesa de negociações com a Rússia]", disse Azarov na TV russa.

Anteriormente, Elon Musk disse na plataforma social X, comentando sobre a suposição de Zelensky de que os Estados Unidos não podem forçar a Ucrânia a "sentar e ouvir" na mesa de negociações porque a Ucrânia é um país independente, que Zelensky tem um "senso de humor incrível".

Kiev tem apontado que seus parceiros ocidentais não levam Zelensky em consideração quando negociam sobre o conflito ucraniano.

O parlamentar da oposição ucraniana Alexander Dubinsky acredita que o chanceler alemão Olaf Scholz colocou Zelensky "no seu lugar" com suas observações de que ele não discutiu nada pelas costas da Ucrânia durante o telefonema com o presidente russo Vladimir Putin, embora os comunicados de imprensa após o telefonema deixem claro que os dois líderes fizeram exatamente isso.

Entretanto a este ritmo de seu avanço na zona de combate na frente oriental na Ucrânia esta pode ruir disse a BBC , segundo varios analistas.

Segundo eles, a decisão do presidente dos EUA, Joe Biden, de fornecer minas terrestres antipessoal à Ucrânia e autorizar ataques com mísseis de longo alcance bem no interior da Rússia foi desencadeada pelo rápido avanço das forças russas ao longo da linha de frente.

O meio de comunicação relata que o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), em Washington, realçou que a Rússia "está avançando em direção aos principais centros logísticos ucranianos" localizados no leste de Donbass.

Dito isso, de acordo com os especialistas, a incursão da Ucrânia na região fronteiriça de Kursk da Rússia acabou sendo uma "catástrofe estratégica" dada s"escassez de militares".

Nesse contexto, Marina Miron, pesquisadora de defesa do Kings College London, sugeriu que havia a possibilidade de que a frente oriental ucraniana "pudesse realmente entrar em colapso" se a Rússia continuasse a avançar nesse ritmo.

O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu mais testes de combate do míssil hipersonico experimental – o Oreshnik – que foi lançado na Ucrânia na quinta-feira.

A Ucrânia está a procurar sistemas de defesa aérea atualizados de seus aliados em resposta à nova ameaça dos mísseis hipersônicos russos, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.

Especialistas acreditam que o Oreshnik pode voar a 10 vezes a velocidade do som e pode atingir alvos a até 5.500 km (3.400 milhas) de distância e o general Sergei Karakayev, chefe das Forças de Mísseis Estratégicos da Rússia, disse que o Oreshnik poderia atingir alvos em toda a Europa e ser equipado com ogivas nucleares ou convencionais.

O Ministério das Relações Exteriores da China repetiu apelos por “calma” e “contenção” na guerra depois que a Rússia confirmou que havia disparado um novo míssil balístico contra a Ucrânia.

Zelenskyy disse mo seu discurso noturno que a escalada do conflito pela Rússia estava zombando dos apelos internacionais por desescalada.

“Da Rússia, isso é uma zombaria da posição de estados como a China, estados do Sul Global, alguns líderes que pedem contenção o tempo todo”, disse ele.

O primeiro-ministro polaco Donald Tusk expressou o alarme sentido por alguns sobre o mais recente desenvolvimento na guerra da Rússia contra a Ucrânia. “A guerra no leste está entrando em uma fase decisiva.

Todos nós sabemos disso”, disse ele. “Os eventos das últimas dezenas de horas mostram que a ameaça é muito séria e real quando se trata de conflito global.”

O chanceler alemão Olaf Scholz descreveu o uso do míssil hipersonico como uma “escalada terrível, assim como o uso de soldados norte-coreanos, que agora estão sendo mobilizados e morrendo nesta guerra pelo sonho imperial de Putin”.

A OTAN e a Ucrânia realizarão negociações de emergência na terça-feira perante o lançamento do ataque com o míssil balístico hipersônico experimental.

Em Kiev, o parlamento cancelou suas perguntas habituais de sexta-feira ao governo por medo de um ataque.

Vários membros do parlamento disseram que estavam a trabalhar remotamente e que a sessão de sexta-feira havia sido cancelada.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças capturaram o assentamento de Novodmytrivka, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, sua mais recente conquista no que o Ministro da Defesa russo, Andrei Belousov, como sendo um avanço acelerado.

O Estado-Maior da Ucrânia disse que o assentamento estava entre as oito aldeias onde as forças russas estavam lutando e tentando avançar.

Uma fonte no exército ucraniano disse que as forças russas estão avançando “200-300 metros por dia” perto do centro ucraniano de Kurakhove, na região oriental de Donetsk.

A fonte descreveu a situação como “pior” do que em torno da cidade de Pokrovsk,

Os EUA esperam que milhares de tropas norte-coreanas concentradas na Rússia entrem “em breve” em combate contra a Ucrânia, disse o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin.

Serãom cerca de 10.000 soldados norte-coreanos colocados na região da fronteira russa de Kursk, disse Austin, onde eles estavam sendo “integrados às formações russas”.