Eis um novo passo de afastamento dos EUA de instâncias multilaterais e a aprofundar a estratégia diplomática adotada por Trump desde seu primeiro mandato na Casa Branca e claro o reforço da via para a III guerra mundial .
Diz o G1, que esta medida envolve a saída dos Estados Unidos de 35 organizações que não pertencem ao sistema das Nações Unidas e de outras 31 entidades vinculadas diretamente à ONU. Num comunicado oficial, a Casa Branca afirmou que esses organismos “operam contrariamente aos interesses nacionais dos EUA”.
Até à última atualização, o governo estadunidense não havia divulgado qual a lista completa das organizações afetadas pela decisão.
Ha pois serias duvidas sobre o impacto prático da medida e sobre quais ad áreas da cooperação internacional que poderão ser mais diretamente atingidas.
A justificação apresentada pela Casa Branca reforça o discurso de isolacionismo nacional defendido por Trump, que frequentemente critica instituições multilaterais sob o argumento de que elas limitam a autonomia política e economica dos Estados Unidos.
Entre as organizações afetadas, mais da metade têm algum tipo de vínculo com o sistema das Nações Unidas.
A saída de entidades ligadas à ONU aponta para um distanciamento ainda maior do governo Trump em relação aos principais fóruns globais de cooperação política, econômica e humanitária.
Já durante seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, Donald Trump defendera a retirada dos Estados Unidos de diversos organismos multilaterais.
Um dos casos mais emblemáticos foi o afastamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciado em julho de 2020, no auge da pandemia de Covid-19.
Entao, Trump acusou a OMS de ter sido influenciada pelo governo chinês na condução das orientações globais sobre o coronavírus.
“O mundo está sofrendo agora como resultado dos malfeitos do governo chinês”, declarou Trump em maio de 2020.