Relatório espanhol estima 440 mil vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica em Espanha e em Portugal só 4800?
Joffre Justino

Perante este drama o provedor de Justiça Ángel Gabilondo propõe a criação de um fundo estatal de indemnização para as vítimas, que ""merecem ser ouvidas, cuidadas e retribuídas"", em vez de empurrar as responsabilidades por quem as tem - a igreja católica vaticanista e opusdeista!

Ao que se vê terão sido cerca de 440 mil as pessoas vítimas de abusos sexuais por parte da Igreja Católica em Espanha segundo o provedor de Justiça, Ángel Gabilondo, no Congresso dos Deputados depois de realizado um inquérito de grande dimensão sob a orientação do provedor de Justiça, onde foram entrevistadas mais de oito mil pessoas.

Por cá o parlamento passou realmente ao lado das responsabilidades !

O El país cita os dados deste relatório, e diz que 1,13% da população adulta em Espanha admite que já sofreu abusos sexuais por parte da Igreja, sendo que 0,6% destes abusos foram cometidos por padres ou diáconos e os restantes por leigos que trabalham nestas instituições.

Por isso Ángel Gabilondo propôs um fundo estatal de indemnização para as vítimas, que ""merecem ser ouvidas, cuidadas e retribuídas"", afirmou durante a conferência de imprensa após a entrega do relatório, na qual denunciou ""o silêncio daqueles que poderiam ter feito mais para evitar"" a pedofilia na Igreja.

""Lamentavelmente, durante muitos anos predominou certa vontade de negação dos abusos, ou vontade de esconder, ou proteger os abusadores, com a consequente desconsideração das vítimas. Comportamentos como a transferência dos abusadores a outras paróquias ou centros docentes ou outros países são exemplos de más práticas"", defendeu e realçou ainda, a dor das vítimas aos longos de todo este tempo e a necessidade de reparar e compensar este sofrimento.

""As compensações devem determinar-se num procedimento oficial, profissional e transparente. Propõe-se ainda a criação de um fundo estatal para o pagamento de compensações às vítimas"".

O provedor de Justiça apelou, assim, à Igreja para que abra os seus arquivos à investigação e revelou que, durante a sua pesquisa, nem todos quiseram colaborar.

""Alguns bispos repreenderam-nos, não só não respondeu como nos disse: 'O que estão a fazer os senhores às voltas com isto?'

Outros enviaram-nos informações vazias de conteúdo, mas outros fizeram-no bem, o que demonstra que se pode fazer bem"", conclui.


Por cá querem-nos fazer acreditar que só houve cerca de 4.800 abusos sexuais na Igreja Católica ( 0,05% da população lusa) segundo uma “Comissão independente” que só validou diretamente 512 testemunhos de abuso, e que como é evidente estima que o total de casos é quase dez vezes superior sem que a justiça se tenha mexido um milímetro para investigar este drama !
Joffre Justino

*) Considere apoiar o “Estrategizando” com contribuições trimestrais de 18 euros, semestrais de 36 euros ou anuais de 60 euros, utilizando as informações bancárias fornecidas. O seu apoio é fundamental para continuarmos a informar e analisar questões críticas como esta.

NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7

ou

Entidade: JOFFRE JUSTINO

IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL (solicitamos também o envio de um e-mail com o nome, o endereço e o seu comprovativo do valor da transferência realizada).