Desta feita comta-nos a CNN que mais de 20 vilarejos na região russa de Belgorod – localizados em um trecho de 150 quilômetros ao longo da fronteira com a Ucrânia – foram atacados, de acordo com o governador da região, Vyacheslav Gladkov.
Destes ataques resultaram dezanove civis, incluindo duas crianças, mortos em ataques ucranianos contra regiões do Donbass na semana passada, e mais de 80 pessoas ficaram feridas, segundo o embaixador-geral do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Rodion Miroshnik.
"Um total de 104 civis foram afetados pelos ataques nazistas na semana passada. Cerca de 85 pessoas, incluindo oito menores, ficaram feridas, e 19 pessoas, incluindo duas crianças, foram mortas", disse ele. "A mais nova das crianças feridas tem apenas seis meses de idade. <...> A maioria dos ataques foi registrada na República Popular de Donetsk, nas regiões de Belgorod e Kherson e na República Popular de Lugansk", acrescentou Miroshnik.
Segundo ele as Forças Armadas ucranianas dispararam mais de 2.000 projéteis contra o Dombass na semana passada.
Uma média de 300 ataques foram registrados por dia. "As forças ucranianas intensificaram significativamente os ataques a instalações civis usando foguetes HIMARS, provavelmente porque tentam usar armas de fabrico estadunidense", observou o diplomata russo.