academiadeletrasdabahia O acadêmico, jornalista e poeta Florisvaldo Mattos será homenageado pela Assembleia Legislativa da Bahia com a Comenda Dois de Julho, honraria concedida pela sua contribuição para o jornalismo e a cultura da Bahia.

A resolução foi assinada pelo presidente da ALBA, Deputado Adolfo Menezes, no último dia 29 de maio. A entrega da homenagem será realizada em uma Sessão Solene na Assembleia, com data a ser definida.

Florisvaldo Mattos que tive a honra e o prazer de conhecer em Salvador da Bahia este ano no lançamento do livro de Paulo Martins Até Breve Poeta e que já publicamos é um cidadão que honra Salvador da Bahia e o Brasil

Licenciado se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, é um jornalista que exerce até 2011.

Colaborou para o Jornal da Bahia, atuou também no Diário de Notícias local parte dos Diários Associados de Assis Chateaubriand, exercendo assim a função de repórter, redator e colunista; participou junto com o Glauber Rocha, Paulo Gil Soares e outros do grupo conhecido por ""Geração Mapa"".

Tem mestrado em Ciências Sociais, foi professor universitário até 1994; fez uma especialização em jornalismo e documentação pela Escuela Superior de Periodismo, em Madrid.

Entre 1987 a 1990 presidiu a Fundação Cultural do Estado da Bahia e de 1990 a 2004 dirigiu o Caderno de Cultura do jornal A Tarde, premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte em 1995 como o melhor órgão de divulgação cultural do Brasil.

Livros de Florisvaldo Mattos:


Reverdor, 1965 (Poesias, ed. Macunaíma, Salvador)

Fábula Civil, 1975 (Poesias, ed. Macunaíma, Salvador)

Dois Poemas para Glauber Rocha, 1985

A caligrafia do soluço e poesia anterior, 1996 (Poesias, ed. Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador)

Estação de prosa & diversos, 1997 (Ensaios, Memorial das Letras, Salvador)

A Comunicação Social na Revolução dos Alfaiates, 1998 (Ensaio, Assembleia Legislativa da Bahia/Academia de Letras da Bahia, Salvador)

Mares anoitecidos, 2000 (Poesias, Imago ed., Rio de Janeiro)

Galope amarelo e outros poemas, 2001 (Edições Cidade da Bahia)

Travessia de Oásis - a sensualidade na poesia de Sosígenes Costa, 2004 (Ensaio, Sec. de Cultura da Bahia, Salvador)

Poesia reunida e inéditos, 2011 (Escrituras Ed., São Paulo)

Sonetos elementais - uma antologia, 2012 (Caramurê Publicações, Salvador)