E eis  qual  montante das aquisições dos cinco (5) gladiadores, desculpem jogadores de futebol, dos circos, desculpem clubes de futebol, mais ricos do mundo a maioria em riqueza de origem nao controlada - 406 milhoes de euros!

Nada contra o circo!

E antes um circo sem mortandade,  sem leoes a comerem gladiadores, ou judeus cristãos, com 20 gladiadores a correrem por uma bola e por um xuto numa baliza protegida por um gladiador!

Com a vantagem adicional de ver estes neo gladiadores a incentivarem a atividade desportiva…

Mas a verdade é que com 0,8% do valor dos cinco, J. Felix, Enzo F., Darwin N. , Ruben D., e Gyokeres, os tais 406 milhoes de euros  o Estrategizando viveria militantemente nas Esquerdas Independentes, servindo uma Informação Livre, Democratica, Isenta!

Aliás, ao que consta toda a comunicação social se queixa do mesmo - a crescente concentração das riquezas no superfluo e em cada vez menos maos!

Enquanto que as familias mesmo que a brincar se dividem entre si e dentro de si por equipa de gladiadores isto é de clubes de futebol. !

Hoje fala-se no CR7 ou no Messi mas ja ao tempo da Roma imperial havia mitos no desporto de bancada que vamos agora reproduzir aqui

Comecemos pelogladiador mais famoso de Roma Espártaco, que  liderou uma revolta de escravos uma das maiores guerras civis da República Imperial Romana e que nela morreu.

Mas existem outros gladiadores célebres como  Marco Átilio, que entrou na arena para pagar dívidas e se destacou;

Flamma, um guerreiro habilidoso da Síria;

Spiculus, um favorito do Imperador Nero.

Espártaco, um trácio que se tornou gladiador e liderou a famosa "Terceira Guerra Servil", uma revolta de escravos que durou dois anos e derrotou vários exércitos romanos.
Espártaco tornou-se um símbolo de resistência e é até hoje um dos nomes mais lembrados na história.
Marco Átilio, era um cidadão que entrou na arena voluntariamente, para resolver suas dívidas, e se tornou uma força poderosa nas lutas.

Flamma, nascido na Síria, ele foi um gladiador e um guerreiro notavelmente habilidoso, mostrando uma adaptação impressionante ao estilo de vida nas arenas.

Spiculus, Este gladiador alcançou grande fama e riqueza, tornando-se um dos favoritos do Imperador Nero, o que o levou a ser muito popular entre o público.

Vendo a influencia escrita dos gladiadores comecemos por citar as inscrições encontradas nos muros da cidade de Pompéia, soterrada pela erupção do Vesúvio.

As mesmas fornecem a popularidade dos gladiadores como o famoso Crescens, ou Marcus Attilius também teve suas façanhas registradas nesses grafitis
Já em obra firmais escrita podemos referir,

Juvenal (55-127 d.C.) que numa de suas sátiras,  narra a história de Eppia, a esposa de um senador romano que fugiu com seu amante, um gladiador. 
Agostinho de Hipona (final do século IV) que em Confessiones, o bispo Agostinho criticou os espetáculos de gladiadores, expressando o seu descontentamento com os jogos que se aproximavam do fim do Império Romano. 

 

Por 9 euros o trimestre , 18 euros o semestre e o anual apenas com 24 euros pode oferecer-se ou a queira uma bela Prenda  !

Comparem  em www.estrategizando.pt como estamos a baixar o valor das assinaturas agora nos valores acima !

Assine, e envie nome email e tlm para a nossa lista de Assinantes!

Nosso email

jjustino@estrategizando.pt