Este ano o festival se chama: “Enlazarnos”, em alusão à ligação com as diferentes línguas nativas e visões de mundo ancestrais da América Latina.

O V Festival Latino-Americano de Línguas Nativas foi inaugurado nesta terça-feira no Peru e a programação conta com pelo menos trinta filmes em competição, contados em línguas nativas da América Latina.

Este ano o festival se chama: “Enlazarnos”, em alusão à ligação com as diferentes línguas nativas e visões de mundo ancestrais da América Latina.

A programação também oferece diversas oficinas presenciais de cinema nos locais.

Durante o festival, o público poderá acessá-lo gratuitamente de forma virtual e presencial e sua sede será em Cusco, no Teatro Pachacútec, localizado em Machu Picchu Pueblo, bem como em Pucallpa e Trujillo.

Serão também realizados workshops de “Realização de Atores de Cinema”, liderados pelo primeiro ator nacional Reynaldo Arenas, e o workshop de “Produção e Direção Cinematográfica em Línguas Nativas”, ministrado por Ximena Málaga Sabogal, antropóloga visual e documentarista.

O V Festival de Cinema Latino-Americano em Línguas Nativas acontecerá até sexta-feira, 12 de abril, e tem como objetivo possibilitar o acesso ao cinema em línguas nativas e dar visibilidade às comunidades indígenas e às culturas ancestrais.

O evento terá como exposição inaugural a obra When the World Darkened, filme restaurado codirigido por Gianfranco Annichini e José Carlos Huayhuaca, do Peru, que expõe a visão de mundo dos Incas, por meio de tradições orais, contadas pelos habitantes do Vale do Colca.

Também foi prestada homenagem no teatro Pachacutec ao ator peruano Reynaldo Arenas, por seus cinquenta anos de trabalho artístico.

Também serão exibidos filmes e discussões sobre línguas nativas serão realizadas nas cidades de Cusco, Trujillo e Pucallpa, por meio das redes e do site do festival.

Joff4e Nustino

===

Foto de destaque: IA;  imagem ilustrativa sobre o V Festival Latino-Americano de Línguas Nativas no Peru. A cena captura a atmosfera vibrante e culturalmente rica do evento, destacando a diversidade de participantes e as atividades do festival.