A oposição Africana bem estabilizada internacionalmente

Na reunião do Caucus da África Austral, os países membros tiveram o direito de pré-eleger o candidato a Presidente para o Parlamento e a eleição dos dois Vice-Presidentes que têm mandato por rotatividade.


Segundo a informação divulgada na página oficial do Facebook do Presidente da UNITA, concorrem 2 candidatos para Presidente do Parlamento Pan-Africano: Miles Bwalya Sampa, deputado da Zâmbia, com a particularidade de ser membro de um partido na oposição e ter recebido o apoio formal do partido que suporta o governo e o Presidente do Parlamento da Zâmbia (do partido no poder) ja escreveu ao Parlamento Pan Africano a formalizar o apoio a um deputado na oposição.

Tal é impossível de acontecer numa Angola onde o poder é mpla desde que Angola nasceu entre conflitos ha 49 anos.

Chief Fortune Charumbira, deputado do Zimbabué, é apoiado pelos partidos no poder em Angola, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Zimbabué e foi o Presidente do Parlamento Pan Africano até junho de 2023, quando viu o seu mandato interrompido.

O Presidente da UNITA participou ainda neste sábado, 23 de março de 2024, na Conferência da Platform for African Democrats (Plataforma para os Democratas Africanos) na Cidade do Cabo, a decorrer também no Parlamento Sul-Africano e que juntou inúmeras lideranças africanas e intervenientes da América do Norte e do Sul, da Europa e da Ásia.

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA; imagem para ilustrar o artigo, capturando a essência de uma conferência internacional vibrante, onde líderes africanos e internacionais se unem em diálogo e colaboração, simbolizando a esperança e o progresso no contexto político africano.