Em pleno coração de Portugal, a cidade de Torres Vedras transforma-se anualmente num palco de folia e alegria com o seu tradicional Carnaval. Porém, o que distingue este evento não é apenas a sua capacidade de entreter, mas a profunda consciência e compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade que o permeia.

A mais recente edição do Carnaval de Torres Vedras elevou ainda mais a fasquia ao autoproclamar-se como um Ecoevento, uma decisão que reafirma o seu papel pioneiro no combate à pegada ecológica das grandes festividades. Com a recolha selectiva de aproximadamente 9 toneladas de resíduos, divididos entre papel/cartão, vidro e plástico, o Carnaval não apenas promoveu a festa, mas também a sustentabilidade. Cada quilo de resíduo recolhido, cada gesto de reciclagem, reflecte uma consciência colectiva sobre a importância de preservar o nosso planeta.

O projecto Ecoevento, uma iniciativa liderada pela Valorsul, encoraja os organizadores de eventos a adoptarem práticas que minimizem o impacto ambiental. A resposta de Torres Vedras a este desafio foi emblemática, com a introdução do copo reutilizável. Esta simples inovação, além de reduzir o consumo de plásticos de uso único, tornou-se um símbolo tangível do compromisso dos foliões com um carnaval mais verde.

Importa destacar, foi a campanha de sensibilização realizada antes do evento, visando incentivar os proprietários dos espaços de comida e bebida à prática da deposição selectiva. Esta iniciativa não só teve um impacto positivo no volume de resíduos reciclados, mas também beneficiou a comunidade local, com as receitas geradas pela reciclagem a serem doadas ao Centro de Acolhimento Temporário para Crianças em Risco (CAT) Renascer, reforçando a dimensão social deste compromisso ambiental.

O Carnaval de Torres Vedras, assim, não se limita a ser uma festa do calendário cultural português; ele é um manifesto vivo de como a alegria e a responsabilidade social podem andar de mãos dadas. Esta celebração tornou-se um modelo de sustentabilidade, demonstrando que é possível aliar tradição e modernidade em prol de um futuro mais sustentável.

A organização do evento, uma colaboração entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Empresa Municipal Promotorres, os Serviços Municipalizados de Torres Vedras, a Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, e várias empresas privadas, exemplifica a sinergia possível entre o sector público e privado para a promoção de práticas ambientais responsáveis.

À medida que o Carnaval de Torres Vedras avança, ele redefine o conceito de celebração, transformando cada confete num compromisso com o futuro do planeta. Neste carnaval, a maior vitória é, sem dúvida, a da sustentabilidade e da responsabilidade social, provando que é possível festejar hoje sem comprometer o amanhã.

---

Foto de destaque: IA; Esta imagem ilustra de forma vibrante e colorida o espírito sustentável do Carnaval de Torres Vedras, capturando a alegria dos foliões comprometidos com práticas ambientalmente responsáveis. A cena celebra a união da festividade com a sustentabilidade, refletindo o tema do artigo.