À TSF, Carlos Cortes bastonário da ( des) ordem dos médicos disse que o papel da organização liderada por Fernando Araújo vai ter é decisiva para o sucesso de Ana Paula Martins enquanto considera que Ana Paula Martins "tem tudo para poder dar as respostas que o Serviço Nacional de Saúde necessita”.

E claro tudo dependerá do papel que vai dar à direção executiva liderada por Fernando Araújo- encerrar esta direção executiva, ter um papel de embrulho ou continuar questionamos nós!

"Nós tínhamos aqui uma liderança bicéfala do Ministério da Saúde em que o ministro da Saúde tinha aqui algumas competências na área e o diretor executivo, neste caso em concreto, o doutor Fernando Araújo, tinha outras competências na área do Serviço Nacional de Saúde. Competências muito importantes. Portanto, estamos na expectativa, tendo em conta que uma das propostas é rever a reorganização da estrutura da direção executiva do SNS. Saber que responsabilidades vão recair sobre a ministra da Saúde, que outras competências vão ter o seu secretário de Estado, que ainda não conhecemos, e, sobretudo, qual vai ser o papel da direção executiva do SNS", questionou Carlos Cortes na TSF.

Para o bastonário, a nova ministra da Saúde "tem tudo para poder dar as respostas que o Serviço Nacional de Saúde necessita e que a saúde na sua globalidade também necessita" e acredita que a futura governante tem as características certas… e o tudo parece ser o excedente que o governo PS deixou nas contas do Estado… para gastar rapido !?

"Ana Paula Martins tem aqui outra característica que é muito importante, e que provavelmente vai ser também decisiva para os movimentos que aí vem, é uma pessoa do diálogo, é uma pessoa de ouvir, é uma pessoa que consegue juntar os vários agentes, os vários intervenientes na saúde e isso é uma característica muito importante num momento em que a globalidade dos profissionais de saúde a tem visto algum afastamento da tutela em relação àquelas que são as suas preocupações em relação a terem boas condições de trabalho para poder exercer a sua profissão, em relação também a justas reivindicações, por exemplo, no domínio das remunerações", afirma o sr Cortes…

Muda o governo muda tudo?

Qual a estabilidade que se quer para Portugal?

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA;  ilustração criada para capturar a essência do artigo, abordando as mudanças governamentais e suas implicações na estabilidade do sistema de saúde em Portugal. Esta imagem simboliza visualmente os temas centrais e as questões levantadas, oferecendo uma representação impactante do contexto descrito.