Sobre a ditadura via sondagens: Alguém anda, nas universidades, a precisar de aprender muito, e muito depressa!

Quando numa sondagem se pode inferir um sim e o seu contrário, mandam as regras da ciência que a solução é mandar essa sondagem para o caixote do lixo, olhar para o questionário, olhar para os inquiridos e inquiridores e recomeçar tudo de novo!

A não ser que se queira precisamente servir um espúrio interesse - no caso acompanhar a via do golpe ja iniciado pela PGR, pelo PR e pelos opusdeistas envolvidos !

O que está em jogo é no mesmo universo de inquiridos assumir (87%) a Democracia como o melhor regime ( frase: a Democracia pode ter muitos defeitos mas é ainda assim preferível a qualquer outro regime politico) e assumir também ( 48%) que preferem um lider forte, ou ( 70% ) ter um governo de especialistas, ou, absurdo dos absurdos (37,3% ) ter um governo de militares!

E pior ainda quando diz a leitura do estudo no Publico que (77%) avaliam positivamente a situação económica atual do país ( entre abril e maio de 2023), e ( 72.%) avaliam positivamente o funcionamento da Democracia!

Estranhamos e muito ainda que um estudo “académico” ( permitam-nos duvidar) de vá lá entre maio de 2023 e setembro do mesmo ano seja, inocentemente, alvo de noticia e chamada de primeira pagina e letras bem gordas a 18 de abril dd 2024, na verdade praticamente um ano depois de feita a dita fake sondagem !

Que dedinhos malandros andam por detrás desta noticia, que cai em cima de mais um fracasso deste governo inventado por Marcelo Rebelo de Sousa, depois de falhado o golpe de estado de secretaria, depois dos n desaires destes 15 dias de governo marcélico/ADista?

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA;  ilustração  simbólica sobre a utilização inadequada das sondagens no contexto político.