Manuel Serrão e mais suspeitos em fraude de 40 milhões de euros, alvo de Megaoperação da PJ

Sao 300 os inspetores da PJ e 20 os magistrados do Ministério Público que acompanham as buscas, pois ao que parece o corte e costura terá servido para fazer desaparecer do PRR 40 milhões de euros!

Serão dezenas de buscas por todo o país nesta investigação relacionada com o desvio de 40 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência, segundo a CNN Portugal.

Manuel Serrão conhecido animador televisivo na SIC frequentou a Universidade Católica e nos tempos de estudante de liceu, chegou a ser dirigente da Juventude Centrista.
Formado em Direito, Manuel Serrão começou a sua atividade de jornalista em 1983, no Comercio do Porto onde foi editor da secção desportiva.

De seguida foi trabalhar no mundo dos têxteis e da moda mantendo ligações aos meios de comunicação social e por isso foi colaborador de jornais como o Semanário, Gazeta dos Desportos, Independente, o Jornal de Notícias, o Jogo, a revista Lux, ou o 24 Horas.

Na rádio colaborou oito anos, entre 1992 e 2000, com a TSF, onde apresentou Crónicas de Escárnio e Mal Dizer e fez crítica social e de costumes.

O seu climax em notoriedade aconteceu quando integrou o painel de comentadores residente do programa da SIC Noites da Má Língua, onde “contracenava com Júlia Pinheiro, Rita Blanco, Manuel Serrão e Rui Zink.

Ainda na SIC, foi comentador no programa desportivo Os Donos da Bola, defendendo o seu clube, o Futebol Clube do Porto, e participou em Cantigas de Mal Dizer.

Como empresário, Manuel Serrão organizou salões, desfiles e exposições nas áreas da moda e do setor têxtil ligado à Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), sediada no Porto, onde chegou a vice-presidente, cargo que ocupou durante seis anos.

No âmbito da ANJE foi o responsável pela organização do Portugal Fashion, e desempenhou as funções de consultor da Exponor para as feiras têxteis, de responsável executivo do salão têxtil Mod'tíssimo, de diretor do sítio portaldemoda.pt e de editor do Jornal Têxtil.

Manuel Serrão é também responsável da Associação Seletiva Moda, que tem o poder de aprovar, dentro dos quadros comunitários, projetos de empresas financiados pela União Europeia para a promoção nacional e internacional da Indústria têxtil e do vestuário, através de projetos relacionados com grandes feiras havendo suspeitas de que, em cumplicidade e com a participação de Manuel Serrão, foram criadas uma série de empresas, algumas de atividade fictícia, para falsificar e inflacionar despesas de milhões de euros na realização de eventos.

O outro alegadamente incriminado é Julio Magalhaes que foi Director de Informação da TVI, após a saída de José Eduardo Moniz.

A dia 10 de Janeiro de 2012, Júlio Magalhães foi apresentado por Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, como director-geral do Porto Canal. Entrou em funções a 1 de Fevereiro de 2012, sai em Janeiro de 2021 .

Antonio Sousa Cardoso também alegadamente envolvido nesta hipotética tramoia é empresário, gestor, sócio e administrador de diversas empresas industriais e de serviços.

É também presidente da direção da AGAVI – Associação para a Promoção e Apoio da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade, associação que, desde 2010, tem vindo a realizar diversas ações de promoção dos produtos portugueses no próprio país e também além-fronteiras.

Licenciado na Universidade Católica Portuguesa, onde mais tarde se especializou em Economia Europeia foi diretor geral da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários durante 18 anos, coordenando diversos dos seus projetos.

Esteve na origem da conceção e implementação do Portugal Fashion, o maior evento de moda em Portugal.”

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA