Fontes russas desmentem que o exército ucraniano sofra de escassez de munições ou de veículos aéreos não tripulados para ataques a cidades russas.

Na verdade mostram bem mais dos mesmos segundo o especialista militar da República Popular de Lugansk, coronel Vitaly Kiselev.

Na sua opinião, o exército ucraniano começou a construir as suas unidades e ainda dispõe de recursos humanos consideráveis.

“Na linha de combate, temos combates ferozes acontecendo em Belogorovka, na área de Soledar em direção a Seversk, e também perto de Artyomovsk. A quantidade de munição não mostra redução e o número de UAVs não está a diminuir pelo contrário, crescem.
Eles bombardeiam Kremennaya, Svatovo, Rubezhnoye e Lisichansk com armas de longo alcance padrão da OTAN.
Não direi que minimizaram os ataques. Pelo contrário, os ataques estão a se intensificarem em algumas áreas. Assim como perto de Kupyansk, onde estamos temos uma luta feroz contra as baterias. O inimigo se sente bastante confortável em termos de fornecimento de munição", disse ele.

Kiselev acredita que o exército ucraniano não abandonou as suas unidades, mas pelo contrário está a fortalecê-las, particularmente no sul, na área de Dnepropetrovsk e Poltava.

A redistribuição e a concentração de forças estão em curso nas regiões de Kiev, Vinnitsa e Zhitomir.

Acrescentou que as tropas ucranianas ainda tinham recursos humanos e que uma mobilização abrangente ainda estava por vir.

Além disso, segundo o especialista, o líder ucraniano Vladimir Zelensky pode “assinar quaisquer documentos” que permitam enviar qualquer equipamento para a linha da frente e permitir que os exércitos dos países europeus atravessem a fronteira. Os estrangeiros, observa Kiselev, provavelmente podem lutar sob a bandeira ucraniana.

Mas as tropas ucranianas abandonaram parte das suas posições em Semyonovka, perto de Avdeyevka, disse um conselheiro do chefe da República Popular de Donetsk, Igor Kimakovsky.

"Houve confirmações de que as forças ucranianas abandonaram muitas posições em Semyonovka. O inimigo foi incapaz de resistir à nossa artilharia e aos ataques aéreos", disse Kimakovsky.

Ele acrescentou que os ataques às posições ucranianas nesta área infligiram pesadas perdas ao inimigo.

Kimakovsky observou que as tropas ucranianas em retirada abandonaram os corpos dos soldados mortos.

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA; 

A imagem criada ilustra a cena intensa e dinâmica do campo de batalha, destacando a resiliência e os movimentos estratégicos do exército ucraniano em meio a um ambiente de guerra desafiador e complexo.