A proposta dos países lusófonos, foi apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai.

A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial), sendo a língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau).

Além disso, é língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul.

A comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa celebra a Língua e a sua dimensão global, e dá voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.

Afirmar a Língua Portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz é também objetivo da comemoração deste Dia que, como tal, procura envolver diferentes intervenientes e protagonistas destas múltiplas dimensões da Língua Portuguesa. 

Note-se que o 5 de maio é o dia internacional, pois todos os países cuja língua materna é o português celebram essa data.
São eles: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A comemoração do Dia da língua portuguesa, 5 de maio, foi criada em Cabo Verde no ano 2009.

O Dia Nacional da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de novembro, foi instituído no Brasil pela Lei n.º 11.310, de 12 de junho de 2006 e a data foi escolhida em virtude do nascimento de Rui Barbosa, escritor e político brasileiro que se dedicou profundamente ao estudo da língua.

Em Portugal, os portugueses reservam o dia 10 de junho, Dia de Portugal e feriado nacional, para celebrar a língua portuguesa.

Foi nesse dia que, em 1580, um dos maiores poetas da nossa língua, Luís de Camões, faleceu.

Frases
* "Minha pátria é a língua portuguesa."(Fernando Pessoa)
* "Suas palavras, mesmo em alto e bom português, parecem não mais falar minha língua." (Gabito Nunes)
* “A língua fala por si. A importância de tratar da língua, seja através dos museus, dos programas, dos acordos ortográficos, seja através dos processos de liberalização das falas novas, a língua é importante. A língua é nossa mãe. O museu cuida de todos os aspectos da língua escrita, falada, da língua dinâmica, a língua da interação, a língua do afeto, a língua do gesto, e de tudo isso este museu vai cuidar.” (Gilberto Gil)


https://youtu.be/Tz2If0HfgU4