O que se  sabe sobre a guerra eslava

Seguindo as habituais 3 fontes de informação podemos noticiar que o comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, coronel-general Oleksandr Syrskii, disse que a situação na frente oriental “deteriorou-se significativamente nos últimos dias” face à intensificação da ofensiva russa.
Da Ucrânia chega-nos a noticia que a situação na cidade de Chasiv Yar, na linha de frente oriental, é “difícil e tensa”, com a área sob “fogo constante”, cidade que fica a 20 km a oeste de Bakhmut, que foi arrasada por meses de fogo de artilharia antes de ser capturada pela Rússia em maio passado.

Na sexta-feira mísseis russos atingiram Zaporizhzhia, uma importante cidade no sudeste da Ucrânia.

Entretanto militares a servir na 25ª brigada aerotransportada separada das forças armadas ucranianas renderam-se como uma unidade aos militares russos na área de Avdeyevka, disse o Ministério da Defesa russo.

"Os militares da 25ª brigada aerotransportada separada das forças armadas ucranianas renderam-se como uma unidade às tropas russas do Grupo de Batalha Tsentr (Centro) na área de Avdeyevka. Nove pára-quedistas ucranianos do pelotão aerotransportado da brigada de elite das forças armadas ucranianas apreenderam o oportunidade de se renderem perto de Vodyanoye, recorreram aos soldados russos e depuseram as armas", disse o ministério.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, os prisioneiros de guerra afirmaram que não houve formação militar-profissional e que reforços há muito esperados quando necessários não acontecem.

O Ministério da Defesa russo lembrou que os militares russos forneceram um canal de comunicação especial para os soldados ucranianos que desejam permanecer vivos.

A frequência 149.200, que pode ser acessada em qualquer rádio digital, é especialmente designada para ser usada pelos militares ucranianos como um canal para comunicar sua intenção de se render aos militares russos, que poderão então localizá-los e levá-los cativos com segurança, salvando assim os militares ucranianos que arriscam as suas vidas ao atravessar campos minados para chegar às linhas russas.

Seis pessoas, incluindo uma criança, foram mortas depois que tropas ucranianas bombardearam Zaporizhzhia, controlada pela Rússia, uma região do sul da Ucrânia e Vladimir Rogov, uma autoridade da Rússia, disse que 20 pessoas ficaram feridas no ataque.

As forças ucranianas bombardearam a cidade de Aleshky, na região de Kherson, matando um civil e ferindo outros três, disse o governador Vladimir Saldo.

“Um bombardeio contra edifícios residenciais em Aleshky conduzido por militantes de Kiev resultou na morte de um homem. Três residentes locais sofreram ferimentos de estilhaços e foram levados para um hospital, onde estão recebendo o tratamento médico necessário”, escreveu Saldo em seu canal.

O acordo de paz abortado de 2022 entre a Rússia e a Ucrânia poderia ser a base para novas negociações, mas não há sinal de que Kiev esteja pronta para negociações, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov e o presidente russo, Putin, disse repetidamente que a Rússia e a Ucrânia estavam prestes a chegar a um acordo para pôr fim às hostilidades nas conversações em Istambul, em Abril de 2022, mas que a Ucrânia recuou quando as tropas russas recuaram perto da capital ucraniana.

Os Estados Unidos e o Reino Unido impuseram novas sanções que proíbem as bolsas de comércio de metais de aceitar novo alumínio, cobre e níquel produzidos pela Rússia, que é um dos maiores produtores mundiais desses minerais.

Os EUA acusaram a China de apoiar o esforço de guerra da Rússia na Ucrânia, ajudando Moscovo no seu maior reforço militar desde a era soviética, fornecendo tecnologia de drones e mísseis, imagens de satélite e máquinas-ferramentas e altos funcionários dos EUA não identificados disseram que o presidente dos EUA, Joe Biden, teria levantado a questão durante seu recente telefonema com o líder chinês Xi Jinping.

A Rússia convocou o embaixador francês Pierre Levy devido aos comentários “inaceitáveis” do ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Stephane Sejourne, sobre o Kremlin com este ministro foi citado como tendo dito esta semana que a França não tinha interesse em falar com o Kremlin, poucos dias depois de uma conversa telefónica entre os ministros da defesa dos dois países ter terminado numa discussão.

Os pilotos de caça ucranianos que provavelmente voarão em aeronaves F-16 dos EUA estão a receber formação inicial na força aérea francesa, disse o ministro da Defesa francês, Sebastien Lecornu, ao jornal Ouest-France e outros países, incluindo os Países Baixos, a Dinamarca e a Roménia, estão a tentar ajudar a Ucrânia a treinar os seus pilotos de F-16 depois de os Estados Unidos terem dado sinal verde.

O Ministério da Defesa da Rússia afirma que Moscovo realizou um teste de lançamento bem sucedido de um míssil balístico intercontinental no complexo de lançamento de foguetes Kapustin Yar, na região sul de Astrakhan.

Joffre Justino 

---

Foto de destaque: IA; imagem ilustrativa para o seu artigo sobre o conflito no leste europeu. A cena retrata uma cidade devastada pela guerra, capturando a tensão e as consequências do conflito em um ambiente urbano.